Breaking News

EDUCAÇÃO - Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares da rede municipal de ensino realiza eleição

Foram eleitos na tarde desta sexta-feira, 22/3, os integrantes do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Gafce) para o biênio 2019/2021, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A eleição aconteceu  em assembleia realizada, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul. Concorreram pais de alunos, professores, gestores escolares e comunitários, além de  assessores pedagógicos e técnicos da Semed.  

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O funcionamento do Gacfe está embasado no artigo 14 da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), Lei 9394/1996 e, ainda, pela portaria do governo federal n° 2. 896/2004.  O grupo é formado por gestores, docentes, alunos, pais/responsáveis, assessores pedagógicos e comunitários.

O setor da Semed responsável pelo Gafce é a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage). Segundo a chefe da Dage, Jussara Marques, o Grupo busca  fortalecer a atuação dos conselhos escolares das unidades de ensino da rede municipal, como meio de oferecer suporte técnico para as unidades resolverem questões  administrativas, financeiras  e pedagógicas. 

“O Gafce tem o intuito de proporcionar aos conselhos escolares  essa reflexão, mobilização, para que de fato os conselhos escolares sejam mais atuantes nas unidades de ensino”, enfatizou.

O  coordenador geral do Grupo Articulador na Semed, Luiz Carlos Albuquerque, salientou que a assembleia teve a intenção de propor um momento de reflexão sobre a importância do conselho escolar como órgão colegiado. Luiz complementou que o grupo se reúne, no mínimo, uma vez por mês para discutir assuntos pertinentes e relacionados ao bom desempenho dos conselhos escolares.

“O Gafce é um grupo atuante que se reúne mensalmente com um cronograma de reunião preestabelecido para cada semestre, com a finalidade de discutir  encaminhamentos e destacar o papel de cada membro do grupo”, disse.

Durante a atividade, foram criados grupos por segmento  de reflexão. Na oportunidade, foi abordada a importância dos conselhos escolares, a atuação do Gafce e escolhidos os  membros  do próximo biênio.

O comunitário, Joy Luiz Neves, membro do conselho da escolar da Escola Municipal  Sara Barroso, no Santa Etelvina, zona Norte, e do Grupo de Articulação explicou que o Gafce ajudou as unidades de ensino a conduzir melhor seus conselhos escolares.  

"Quando não tinha o Gafce, os membros dos conselhos escolares ficavam perdidos muitas vezes. Ninguém sabia exatamente como atuar, como agir.  Por isso, acredito que o  Gafce é muito importante para as escolas, para os conselhos escolares", frisou.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.