Breaking News

Google homenageia 30 anos da invenção da rede mundial de computadores


A rede mundial de computadores como a conhecemos nasceu há 30 anos, e o Google aproveitou para fazer um Doodle em homenagem ao acontecimento.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Em 1989, Tim Berners-Lee estava tentando criar um jeito de facilitar a comunicação entre cientistas para que fosse possível trocar informações sobre seus experimentos, mas conseguiu muito mais do que isso.

Ele usou três peças fundamentais para criar a World Wide Web — famosa www que colocávamos antes dos endereços dos sites — e seus nomes são muito conhecidos. A primeira delas foi a URL (uniform resource locator), usada como endereço para encontrar o documento desejado. Depois, veio a HTTP (hypertext transfer protocol), que une os computadores. E, por fim, o HTML (hypertext markup language), que constrói e formata as páginas com links.

O que começou com um fluxograma complexo acabou se tornando um meio de facilitar não só a troca de informações entre cientistas, como também de pessoas do mundo todo.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO


Berners-Lee também criou o primeiro servidor e navegador. A história completa está disponível na página de arte e cultura do Google, em inglês.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.