Breaking News

Prefeitura aposta em técnicas de ginástica laboral e cerebral para prevenção de doenças ocupacionais

Ginástica laboral e cerebral quebraram a rotina de trabalho de servidores da Prefeitura de Manaus que atuam na Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), que receberam, nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25/4, ações do Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador Público coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

De acordo com o secretário da Semad, Lucas Bandiera, as ações buscam demonstrar, nas secretarias municipais, atividades que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde do servidor no ambiente de trabalho.

“A rotina de trabalho do servidor pode se tornar estressante. Nesse sentido, sob orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, promovemos ações estratégicas e pontuais que culminem na valorização das pessoas. Servidores com qualidade de vida prestam melhores serviços à cidade”, explica Bandiera.

Dentro da temática do “Abril Verde”, programação alusiva à prevenção de acidentes de trabalho, o Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador Público envolve ações baseadas nos três eixos da estrutura humana – físico-corporal, psicológico e social – com atividades de ginástica laboral e cerebral.

Na sede da Semad – cujo programa-piloto vem sendo aplicado desde 2018 – as sextas-feiras já ganharam uma rotina de ações de qualidade de vida para servidores. “Realizamos programações com dança, yoga, musicoterapia, pilates, cinema, entre outras ações, que trazem mais leveza para enfrentar os desafios da rotina de trabalho”, conta Bandiera.

Participando pela primeira da atividade, a servidora Guatassara Martins avalia que os exercícios vão contribuir para a melhoria do relacionamento interpessoal e atendimento ao contribuinte. “Nos dão um norte, um primeiro passo, um direcionamento de como podemos alcançar motivação com pequenos exercícios, além de mais qualidade de vida”.
A chefe de Serviço Social da Semef, Kelly Cristine, destaca que a secretaria dispõe de um calendário de ações para prevenção de doenças ocupacionais. “A importância desse tipo de ação é a prevenção da saúde dos servidores. Não somente o corpo, mas também a alma e o espírito precisam estar em equilíbrio”, pontua.

Nessa edição, os servidores das unidades da Semef receberam atividades de ginástica laboral e cerebral, e novas ações serão realizadas periodicamente. Os participantes aprenderam técnicas que podem aplicar diariamente, de acordo com a chefe da Divisão de Serviço Social da Semad, Clélia Fontes.

“Sabemos de antemão que realizam atividades de atendimento ao público, com processos envolvendo questões financeiras. Então desenvolvemos uma atividade eminentemente desestressante, desintoxicante, coisas que vão poder fazer até na cadeira de trabalho, no carro dirigindo”, finaliza Fontes

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.