Breaking News

Seduc-AM participa de lançamento nacional da Agenda de Aprendizagem na Bahia

Encontro organizado pelo Consed contou com a presença de secretários de Educação de todo Brasil para elaboração de documento-base

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Nesta quinta (25/4) e sexta-feira (26/4), a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM) esteve presente na construção e lançamento nacional da Agenda de Aprendizagem, em Salvador. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), e reuniu secretários de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal, e representantes do Ministério da Educação (MEC).

A Agenda da Aprendizagem foi construída pelo Consed e Undime e teve a contribuição de secretários estaduais e municipais de Educação de todo o país. Durante o primeiro dia de encontro, os secretários se dividiram em grupos de trabalho para discutir temas estratégicos da agenda.

O secretário executivo adjunto Pedagógico da Seduc-AM, professor Raimundo Barradas, atuou nos grupos sobre financiamento da educação e sobre a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2018.

“Levantamos temas urgentes para o fortalecimento da agenda de aprendizagem pelo MEC. Há muitas experiências positivas no Amazonas que podem servir de exemplo para iniciativas nacionais, como a melhora que temos apresentado na progressão da aprendizagem”, apontou.

Segundo o secretário, o compartilhamento dos avanços locais permitirá, ainda, uma aproximação da agenda nacional e apoio efetivo para melhorar ações locais, como a articulação com as universidades, CNE e Capes para adequação do currículo de Formação Inicial de Professores.

Agenda da Aprendizagem – O documento vai nortear o trabalho dos estados e municípios no biênio 2019/2020 e elenca algumas demandas urgentes para serem tratadas com o MEC, como o Sistema Nacional de Educação e os financiamentos, a permanência e melhoria dos repasses dos Programas Nacionais para a Educação, como o Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Alimentação Escolar (Pnae), Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.