ÚLTIMAS NOTICIAS

9ª Cicom desenvolve patrulhamentos ostensivos e preventivos direcionados a escolas, comércios e terminal de ônibus


Responsável pelo policiamento no bairro São José 1, 2, 3 e 4, que abrange conjuntos habitacionais e parte do bairro Zumbi, Zona Leste, a 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) da Polícia Militar divide seu patrulhamento em setores, realizando ronda escolar, ronda comercial e policiamento no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado. A área de atuação é extensa e inclui 38 escolas, dois shoppings centers, terminal de ônibus e o comércio.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Conforme o comandante da 9ª Cicom, major Wallasson de Almeida, as viaturas são divididas por turnos para atuar nas áreas de maior incidência criminal, além de realizarem policiamento preventivo em frente às escolas e comércios. 

“Temos ronda escolar, operação ocupação. Temos trabalhado para evitar, dentre outras causas, que a criminalidade afete a educação. Como parte da prevenção, fazemos palestras nas escolas e visitas comunitárias, e temos uma boa interação com gestores. Temos ainda um policiamento direcionado para a área comercial, na região dos shoppings, mas também nos pequenos comércios do bairro, cujos gerentes e proprietários já têm um contato direto com os policiais”, disse.

Além da proximidade com os comerciantes, os policiais possuem ainda uma linha direta com gestores das escolas, pela qual são repassadas as demandas necessárias de cada unidade de ensino. Os educadores solicitam policiamento em horários pontuais, assim como palestras para os alunos.

“Temos uma equipe que trabalha no patrulhamento ostensivo, preventivo, e temos esse policiamento direcionado. Nós fazemos policiamento integral no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, que dispõe de uma guarda com dois policiais militares por turno, assim como patrulhamento dentro da unidade hospitalar”, explicou Wallasson.

O comandante da Cicom afirma que pretende desenvolver novos projetos sociais e comunitários, principalmente na implantação de projetos como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) dentro das escolas do bairro.

“É um dos objetivos da segurança pública atender unidades de ensino, onde podemos doutrinar essas crianças e adolescentes para dizer não às drogas, dizer não à criminalidade, e poder ensinar a eles algumas premissas da Polícia Militar”, concluiu.

Contato direto – A 9ª Cicom está localizada no prédio ao lado do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na avenida Urariá, 210, bairro São José 1. O contato linha direta com a guarnição é o (92) 98842-1581.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.