ÚLTIMAS NOTICIAS

Guarda Municipal recebe homenagem em sessão solene na Câmara Municipal

Os 70 anos de criação e prestação de serviço da Guarda Municipal de Manaus foram homenageados, nesta sexta-feira, 14/6, à tarde, no plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no Santo Antônio, zona Oeste. A propositura da homenagem foi de autoria do vereador Coronel Gilvandro Mota.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Na ocasião, ele destacou que em breve, conforme vem sendo tratado com o prefeito Arthur Neto, serão votados na Casa o estatuto e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a categoria. “Precisamos avançar substancialmente, porque hoje as guardas no Brasil protagonizam a segurança pública. Geralmente nos municípios a presença ostensiva das guardas municipais, nos logradouros públicos vai desestimulando a prática de determinados delitos e a ocorrência desses delitos têm pronta resposta”, comenta.

O secretário municipal da Casa Militar, coronel Antônio Brandão, pontuou os desafios que a gestão atual vem enfrentando para implementar melhorias e realizar investimentos necessários ao desenvolvimento da Guarda Municipal de Manaus. “Sob a orientação do prefeito Arthur Neto, temos buscado o desenvolvimento e a valorização da corporação, que vem se tornando fundamental para a segurança da cidade”, afirma.

Conforme o subsecretário municipal da Casa Militar, coronel Thiago Balbi, o cenário atual da segurança pública no país requer mudanças e avanços para a Guarda Municipal. “Nossa guarda tem muito a avançar e deve ter um protagonismo maior. É claro que isso precisa de investimentos e de alguns outros avanços, mas com certeza iremos conseguir galgar isso”, observa.

Futuramente, por meio do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) – lei federal aprovada em 2018 – a Guarda Municipal de Manaus deverá se tornar um órgão de segurança pública integrado aos demais órgãos de segurança e inteligência do país. “A Guarda Municipal vem se capacitando, se modernizando e se preparando para um novo desafio e vem se destacando em grandes eventos da cidade de Manaus”, frisa o diretor da corporação, Diego Coelho.

Ao todo foram homenageados 150 guardas municipais durante o evento. Com 17 anos na função, o guarda Juliano Florêncio começou como temporário e passou no último concurso realizado pela Prefeitura de Manaus para a corporação. “Nossa Guarda Municipal só tem a crescer e a exercer um melhor papel para a sociedade. Estou lisonjeado em ver a minha instituição sendo lembrada pelos representantes da Câmara Municipal e o trabalho que o prefeito Arthur Virgílio Neto vem fazendo em prol da corporação”, agradece.

Leobino Pereira tinha 26 anos quando passou a integrar a corporação e conta 16 anos de dedicação ao trabalho em que pôde comemorar avanços em estrutura, conhecimento e capacitação para a categoria. “Queremos agradecer ao prefeito Arthur Virgílio Neto pelo reconhecimento, pelas melhorias que virão em termos de estruturas salariais e materiais, para que possamos servir a comunidade com eficiência e prestar um bom serviço”, afirma.

Sobre a Guarda

A Guarda Municipal de Manaus completa neste sábado, 15, 70 anos de criação e prestação de serviços à capital amazonense. A corporação é responsável pela segurança patrimonial de pontos turísticos da cidade, além de atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), creches municipais, Junta Militar, terminais de integração da Cidade Nova (T4) e São José (T5), eventos municipais e outros espaços públicos e conta com o efetivo de 451 guardas municipais.

Desde 2016, a Guarda Municipal vem sendo modernizada. Os guardas receberam novos equipamentos de segurança como coletes balísticos e acessórios para uso em motocicletas como capacetes, coletes e proteção de braços e pernas.

Em 2019, a Casa Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), reforçou as capacitações aos guardas municipais, nas áreas de defesa pessoal, técnicas de imobilização, gestão de conflitos, entre outros.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.