ÚLTIMAS NOTICIAS

MEIO AMBIENTE - Prefeitura realiza minicurso de produção de mudas para militares do Exército


A Prefeitura de Manaus realizou uma edição especial do minicurso sobre Noções Básicas de Produção de Mudas para militares do 2º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, que tiveram aulas teórica e prática nas dependências do 2º grupamento, no auditório e na área externa, que fica no bairro São Jorge, zona Oeste, onde será implantado o viveiro da unidade.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Os minicursos são parte das ações de educação ambiental voltadas à arborização desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).O de produção de mudas é um dos vários oferecidos à população, gratuitamente, ao longo do ano. Nele, são repassadas diferentes técnicas de adubação, controle de pragas, preparação do substrato, seleção de sementes e técnicas de plantio. 

As aulas foram ministradas pelos engenheiros agrônomos Sérgio Pacheco e Conceição Vargas. “O minicurso foi solicitado pelo 2º Grupamento a partir de uma demanda interna deles, de implantação de um viveiro de mudas na unidade. Para nós, foi muito gratificante poder contribuir com nossa experiência e ensinamentos para esse projeto”, afirmou Conceição, que é gestora do Viveiro Municipal, onde são produzidas, em média, 250 mil mudas por ano. 

O minicurso aconteceu durante um dia inteiro, na sexta-feira, 14/6, com aula teórica pela manhã e prática à tarde. A intenção do Grupamento de Engenharia é atender as demandas de jardinagem e arborização do quartel, estimulando também as famílias dos militares a fazerem plantios com doações de mudas.

“Os minicursos atendem à orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto de ampliar o acesso da população às informações sobre arborização e paisagismo e envolver a comunidade com o tema”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, acrescentando que, além de atender pedidos por meio de ofícios, a Semmas também oferece uma grade de minicursos anual, com duas edições mensais.

Os minicursos são oferecidos desde 2015 pela Semmas. Além de noções básicas de produção de mudas, os minicursos abordam também técnicas de compostagem, horta urbana, cultivo de cactos e suculentas, arranjos com flores tropicais, dentro outros. Em 2018, foram realizadas nove edições com um total de 800 inscritos.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.