Breaking News

Ministro da Infraestrutura, anuncia reabertura de portos e cronograma de novas obras no Amazonas

Ministro da Infraestrutura anuncia reabertura de portos e cronograma de nova obras no AM

Foto> Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O ministério da Infraestrutura anunciou nesta segunda-feira (03/06) a reabertura dos portos dos municípios de Borba, Beruri e Canutama, no interior do Amazonas. Os portos começaram a funcionar plenamente no fim de semana e estão recebendo embarcações de cargas e passageiros.

A reabertura seguiu o cronograma de obras anunciado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que em abriu deste ano garantiu que os portos seriam entregues até a primeira quinzena de junho.

A confirmação da reabertura, bem como a previsão de entrega de outros portos no interior do Amazonas, foi o assunto da conversa entre o ministro da Infraestrutura e o deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo.

O ministro garantiu que até o mês de outubro serão entregues os portos de Guajará, Itamarati e Santa Isabel do Rio Negro. As obras são custeadas pelo governo Federal e seguem a programação anunciada no início de 2019.

Os portos de Itacoatiara, Iranduba, Coari, Eirunepé e Novo Aripuanã têm cronograma dentro do prazo e devem ser entregues até o final do ano. “Sabemos a importância destes portos para a economia dos municípios, por isso estamos trabalhando para cumprir o plano de execução”, afirmou o ministro.

O deputado Pablo ressaltou que nos portos de Novo Aripuanã, Eirunepé, Coari, Itacoatiara e Iranduba são realizados serviços nas áreas portuárias (retroporto), onde ficam armazéns e atividades portuárias.

“São obras que vão além da área onde os barcos ficam ancorados. Há décadas os retroportos não recebem reparos e investimentos. Finalmente os armazéns e áreas próximas serão revitalizadas”, afirmou o deputado.

Quando ao porto de Barcelos, o ministro esclareceu que o governo Federal está preparando a licitação da obra, que deve ser publicada até o final do ano. “Nosso objetivo é começar as obras em Barcelos no início de 2020. A conclusão dos serviços está programada para o final de 2020”, planeja.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.