ÚLTIMAS NOTICIAS

SAÚDE - Oficina qualifica gestores e equipes de saúde à Atenção Básica em Manaus


A Oficina de Alinhamento do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf/AB), organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu nesta quinta-feira, 6/6, no auditório da Unidade Básica de Saúde Gebes Medeiros, no Jorge Teixeira, zona Leste, as atividades de qualificação dos profissionais das equipes de saúde e gestores pertencentes às unidades situadas nas zonas Leste e Norte. 

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A oficina teve como objetivo o alinhamento de conceitos e a definição de ferramentas estratégicas para o desenvolvimento e ampliação dos serviços de saúde disponibilizados à população pela Prefeitura de Manaus.

A Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) define a Saúde da Família como modelo prioritário para expansão e consolidação da Atenção Básica à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a Semsa possui sete Núcleos Ampliados da Saúde da Família (Nasfs) distribuídos nos Distritos de Saúde Leste (4), Norte (2) e Sul (1), e busca com a qualificação dos profissionais das equipes de saúde e gestores, criar as condições para melhoria do padrão de qualidade do atendimento.

"Nestes três dias de realização da Oficina de Alinhamento, com a participação de todos os profissionais nessa qualificação, devemos ampliar e melhorar nossas ações na Estratégia Saúde da Família junto às comunidades", afirma Janiete Barbosa, chefe de Atenção Básica do Disa Leste.

Na tarde desta quarta-feira, 5/6, os preceptores e palestrantes da oficina apresentaram dados e informações sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) que tem, entre outros objetivos, incentivar os gestores e as equipes de saúde a aperfeiçoarem os serviços na Atenção Primária, a principal porta de entrada de usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

A realização da Oficina de Alinhamento se constitui em uma ação do Departamento de Atenção Primária à Saúde (DAP), a Gerência de Estratégia de Saúde da Família e a Divisão de Apoio Matricial da Semsa. 

A atividade foi voltada, como público-alvo, aos gerentes de Distritos de Saúde, chefes de Divisão, Núcleo de Monitoramento e Avaliação, Divisão de Vigilância em Saúde, diretores de UBS, apoiadores técnicos e institucionais dos Distritos de Saúde, profissionais das equipes Nasf e especializandos em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública (Esap), atuantes nas zonas Leste e Norte do município de Manaus.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.