ÚLTIMAS NOTICIAS

Governo Federal transfere comando dos portos de Manaus para governo do Amazonas

Os portos da cidade de Manaus, entre eles o Roadway, deixarão de ser administrados pelo governo Federal. Quem assume o comando é o governo do Amazonas, que ontem (terça-feira 30) à tarde assinou um convênio com o ministério de Infraestrutura para transferência da gestão dos portos.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Pelo acordo, as áreas de embarque e desembarque de passageiros, bem como de cargas, serão administradas pelo governo do Estado. A medida abrange todos os portos de Manaus que eram comandados pelo governo Federal.

A assinatura do convênio aconteceu no ministério da Infraestrutura, em Brasília, e teve as presenças do ministro Tarcísio Freitas, do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do deputado federal Delegado Pablo.

Com a mudança, espera-se que os portos recebam investimentos necessários à sua modernização, bem como melhorias nos serviços oferecidos à população. As áreas portuárias ao redor dos portos também devem receber melhorias, conforme foi discutido na reunião.

O deputado Delegado Pablo disse que mudança de comando facilitará o controle das operações dos portos, gerando mais segurança na entrada e saída de mercadorias. “Temos uma gigantesca movimentação de containeres por causa da Zona Franca de Manaus. O controle é fundamental para garantirmos o crescimento do polo industrial”, afirmou Pablo.

Ainda na reunião, o ministro Tarcísio Freitas revelou que em setembro iniciam os processos licitatórios para asfaltamento da BR-319. A intenção, segundo o ministro, é concluir a licitação em janeiro de 2020 e iniciar as obras no mesmo ano.

“O povo do Amazonas sabe como a BR-319 é importante, por isso defende que a obra saia do papel”, afirmou o ministro. “Estamos trabalhando para que a obra vire uma realidade”, acrescentou o ministro.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.