ÚLTIMAS NOTICIAS

Previdência de Manaus desperta interesse de Roraima


As ações e as conquistas da Prefeitura de Manaus na área previdenciária têm despertado interesse de outros Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). A Manaus Previdência recebeu a visita técnica de representante do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper), psicólogo Caobe Rodrigues de Souza, que veio com o intuito de conhecer as atividades e as metodologias desenvolvidas pelo Setor Psicossocial (Psico), mais especificamente na área da psicologia. O benchmarking começou na quarta-feira, 24/07, sendo concluído nesta sexta, 26/07.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

“A visita do representante do Iper é a prova de que a Manaus Previdência realmente se destaca, sendo reconhecida entre os RPPS”, analisou a diretora-presidente da autarquia manauara, Daniela Benayon. “Nosso sentimento é de gratidão e receptividade. E quantos RPPS quiserem nos visitar para conhecer nosso trabalho e se precisarem de nosso auxílio em alguma demanda, serão sempre muito bem-vindos”.

Nestes três dias, o psicólogo acompanhou o pagamento dos aposentados, chegando a conversar com alguns, onde pôde observar algumas ações na prática, além de aprofundar os conhecimentos nos projetos e programas do Psicossocial.

“A atuação e presença do psicólogo em um RPPS realizando um trabalho efetivamente psicossocial é um campo ainda em construção. Há carência de referências teóricas e práticas”, informa a psicóloga Stefani Dias, da Manaus Previdência. “Assim, é gratificante perceber que o Psicossocial da nossa instituição está servindo de inspiração para outros Estados”, complementa Dias, que junto com todos os demais membros que compõem o Psico, assessoraram o colega de Roraima na introspecção junto à previdência manauara. “O colega encarou 10 horas de viagem para estar aqui e sai com os olhos maravilhados. Temos a consciência de que há muito trabalho a desenvolver, mas, a cada dia mais percebemos que o trabalho em conjunto da Assistência Social e Psicologia está no caminho certo”, arremata.

Atualmente, o Psico da Manaus Previdência funciona com cinco profissionais e dois estagiários. São duas psicólogas (Stefani Dias e Anna Karina Oliveira) e três assistentes sociais – Deborah Aubert, Paula Mendes e Darla Gondim, esta última, chefe do setor. Na parte de estágio, estão os estudantes Gleycinara Maciel, de psicologia, e Marcelo Vieira, de administração.

Conforme Souza, a experiência de conhecer uma parte do trabalho da Previdência manauara surgiu após pesquisas na internet sobre os trabalhos desenvolvidos por outros RPPS. Em visita ao portal e às redes sociais da Manaus Previdência, tomou conhecimento das ações desenvolvidas pela autarquia, assim como os prêmios, certificações e recomendações, dos mais variados órgãos, sobre a sua gestão de excelência. “E na parte específica das ações desenvolvidas pelo Psico aos segurados, chama a atenção as ideias, a criatividade, a eficiência do setor. Nas minhas pesquisas para o Iper, o destaque da Manaus Previdência sempre foi muito evidente. E tem sido muito enriquecedor conhecer e aprender de perto sobre as atividades”, relatou.

Com o conhecimento adquirido em Manaus, a proposta agora, segundo o psicólogo, é levar essa bagagem para implantação e/ou aprimoramento das ações que o instituto de Roraima já desenvolve. No organograma atual do Iper, não há um setor voltado especificamente para a psicologia e assistência social. Os profissionais dessa área atuam dentro das atribuições da Diretoria Previdenciária.

“Nesta visita técnica, percebi que o Psico da Manaus Previdência sempre pensa à frente. Desenvolve um trabalho excepcional que faz com que a autarquia mereça todo o reconhecimento que vem obtendo nesta área e em outras. É um trabalho exemplar, uma referência”, diz.

Criado em dezembro de 1991, o IPER começou a funcionar efetivamente em julho de 1999, quando recebeu os primeiros aportes advindos das contribuições previdenciárias. Atualmente, assegura o pagamento de 902 benefícios, sendo 427 aposentados, 472 pensionistas e três auxílios-reclusão.

Conforme a gerente de Benefícios Previdenciários do Iper, Poliana Soares, uma nova visita técnica a Manaus Previdência acontecerá no dia 20/8, quando ela mesma e o diretor-presidente do instituto, José Haroldo Campos, visitarão a autarquia.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.