ÚLTIMAS NOTICIAS

TCE-AM apresenta sistema eletrônico de processos a secretários estaduais


Acompanhada de técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, apresenta, nesta quarta-feira (31/07), aos secretários estaduais os resultados alcançados pelo Tribunal após sete meses da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), que permitiu a tramitação eletrônica dos processos administrativos no âmbito da Corte de Contas.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A apresentação será realizada às 10h30, no auditório do TCE, a pedido do Governo do Amazonas, que demonstrou interesse na adoção do sistema para tramitação de processos administrativos.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa e foi cedido gratuitamente ao TCE-AM no início do ano.

“Conseguimos muitos avanços com a implantação do sistema nos últimos sete meses. E o que é melhor: sem custo nenhum para a administração pública. É um programa que veio para ficar. O governo do Estado só terá a ganhar com a adesão a este sistema, que dá agilidade na tramitação processual administrativa, sem falar da economia aos cofres públicos”, afirmou a conselheira Yara Lins dos Santos, ao ressaltar que o TCE-AM é referência na utilização do sistema no Amazonas.

De acordo com a secretária-geral de Administração do TCE-AM, Virna de Miranda Pereira, com a implantação do sistema na Corte de Contas cerca de 172 mil páginas deixaram de ser impressas, além de garantir um aumento de 80% de celeridade processual gerando eficiência e economia ao Tribunal.


“Vamos apresentar o SEI, quais são os nossos ganhos para que eles (secretários) consigam fazer uma projeção dos pontos positivos a serem gerenciados pelo sistema no Governo do Estado. No TCE, já temos 94% dos processos administrativos no sistema, ou seja, temos 6.917 processos eletrônicos criados no SEI com uma economia de R$ 3 milhões”, disse a secretária-geral, Virna Pereira.

O TCE-AM é um dos dez Tribunais de Contas do país que utilizam o programa SEI para tramitação eletrônica de processos.

Tramitação eletrônica ampliada

A previsão do TCE-AM é que a partir de agosto deste ano o SEI seja implantado no controle externo e nos próximos seis meses todos os processos em tramitação na Corte de Contas estarão inseridos no sistema eletrônico. “Com isso, almejamos chegar ao custo zero de produção de papel, conseguiremos trazer o Tribunal para um índice maior de controle ambiental”, ressaltou a secretária-geral, Virna Pereira.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.