ÚLTIMAS NOTICIAS

Focos de queimada podem ter sido causados por fazendeiros em distrito do AM

O fogo que se alastra pela região sul do Amazonas, uma das áreas com mais focos de incêndio hoje em toda a Amazônia, pode ter sido motivado por fazendeiros locais, segundo moradores relataram ao Estado. Em Santo Antônio do Matupi, na altura do quilômetro 200 da Transamazônica, a reportagem flagrou um incêndio de grandes proporções nesta terça feira, 27, que avançava pela floresta.

Em Santo Antônio do Matupi, no Amazonas, a fumaça do incêndio avançou sem controle em direção à área de Floresta Amazônica
Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A área pertence ao município de Manicoré, que registrava 355 focos de queimadas, o maior número no Estado, segundo os dados mais atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ao se aproximar da queimada por uma pequena estrada de terra, a reportagem conseguiu conversar com dois donos de sítios. Ambos, inconformados com a queimada, afirmaram que, ao meio-dia, foram avisados por donos de outras propriedades locais que eles deviam se preparar, porque iriam tocar fogo em toda a área. E assim fizeram. Quando a reportagem chegou ao local, por volta das 14 horas, as chamas já tinham queimado todas as áreas abertas dos sítios e avançavam de forma descontrolada para a floresta.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.