ÚLTIMAS NOTICIAS

​Idoso retorna ao seio familiar por meio do Projeto “Resgatando laços para fortalecer vínculos”

Desde 2012, a Prefeitura de Manaus realiza o projeto "Resgatando laços para fortalecer vínculos", coordenado pelo setor de Serviço Social, da Fundação Doutor Thomas, resgatando o vínculo de idosos com a família. O projeto, ao longo desse período, já reconectou 10 famílias.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

“O interesse por esse tema surgiu há sete anos, quando os idosos viram alguns se ausentarem da instituição para passar o fim de ano com a família e se dirigiram ao Serviço Social, pedindo para que a Fundação tentasse conectá-los a seus familiares. Reuniões e visitas são as principais estratégias de adaptação do idoso no seio familiar”, explica Michele Falcão, chefe de Divisão e Atenção ao Idoso.

José Ribamar Santos, 79 anos, natural de Caucaia (CE), veio para Manaus em busca de melhores condições para viver, no ano de 1989. Na capital amazonense, ele passou a morar sozinho em um apartamento e trabalhou como cozinheiro em residências durante 20 anos. Em 2018 sofreu um acidente e foi internado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde passou por três meses de tratamento. Após o contato do serviço social do hospital, José Ribamar foi para a Fundação Doutor Thomas, onde permaneceu durante oito meses, pois não tinha condições de residir sozinho.

Pelas redes sociais a estagiária do curso de Cuidador de Idoso “Cuidadoso” Orilene Barboza, encontrou a filha de Ribamar, Francilene Santos, e comunicou o serviço social para que o setor entrasse em contato. Foi então que, após 36 anos, pai e filha se viram em uma chamada de vídeo. Após confirmação, os quatro irmãos solicitaram o processo de transferência da curatela do idoso.

“Receber nosso pai novamente nos traz muita alegria, pois éramos muito novos quando ele foi para Manaus. Hoje estamos contando as horas para recebê-lo, uma vez que finalmente teremos a família reunida. Eu e meus irmãos estamos cheios de amor para oferecer”, declara Francilene Santos,41, filha de José Ribamar.

Na madrugada deste sábado, 3/8, o idoso retornará para seus filhos, no interior do Ceará, no município de Caucaia. Após mais de quatro horas de voo, ele será recebido por seus filhos e acompanhado até seu novo lar.

“Esperei muito para encontrar meus filhos, e agora que esse momento está chegando me sinto realizado. Agradeço a todos da Fundação Doutor Thomas, que cuidaram de mim todo o tempo em que fiquei nesse lugar. Não esquecerei de todo amor e carinho que recebi aqui, terei eternos amigos”, declarou José Ribamar.

A família assume um papel muito importante para o bem-estar do idoso, cabendo aos membros da família entender as transformações pela qual ele passa. Por mais que uma instituição promova ao idoso toda estrutura e suporte como equipe técnica, ele ainda assim vai precisar da família para se sentir incluso na sociedade e no ambiente familiar. Manter o idoso com seus filhos, netos e sobrinhos, fortalece positivamente no processo de envelhecimento, dando a ele mais alegria e disposição.

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, destaca a importância da família para o bem-estar do idoso. “O papel da família é dar apoio ao idoso nessa fase. Um dos fatores que estão ligados diretamente à qualidade de vida é o ambiente familiar, e por meio de projetos que reforçam esse convívio podemos assegurar que o idoso continue no seio familiar, que é o correto. Estamos felizes com a volta de mais um idoso para sua família, nosso desejo é que muitos possam retornar ao convívio de forma amorosa e tendo seus direitos garantidos”, disse.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.