ÚLTIMAS NOTICIAS

Câmara promove esta semana a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados promove esta semana a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Criado em 2004, o programa simula o dia a dia da atividade parlamentar, na qual estudantes do ensino médio participam de debates e votações como se fossem deputados federais.

Resultado de imagem para Câmara promove esta semana a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro
Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A edição deste ano reúne 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idades entre 16 e 22 anos. Eles representarão os 26 estados e o Distrito Federal, distribuídos de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

A iniciativa tem por objetivo informar sobre o processo legislativo, participação e cidadania. Na seleção dos participantes, os alunos elaboram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o país.

Durante o programa, os estudantes participarão de atividades como formação de partidos políticos, posse como deputados, eleição da Mesa Diretora e das presidências das comissões, reunião partidária, elaboração de pareceres e sessão plenária.

Na abertura do evento, o diretor de Recursos Humanos da Câmara, Milton Pereira Filho, destacou a importância de os estudantes aprenderem sobre o processo legislativo e sobre os diversos canais de participação da sociedade no Parlamento brasileiro. “Levem consigo também o conhecimento da forma de se participar do processo legislativo. A participação da sociedade é fundamental dentro do Legislativo”, afirmou.

A diretora de Coordenação de Interação com a População e Programas Institucionais da Câmara dos Deputados, Ana Marusia Pinheiro Lima, lembrou aos jovens a oportunidade de conviver com a diversidade de opiniões. “Vocês vão conviver durante uma semana com pessoas de várias cidades do Brasil. Vocês vão escutar diferentes culturas, vivências, pensamentos”, disse.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.