ÚLTIMAS NOTICIAS

Em alusão ao Setembro Amarelo, servidores municipais participam de ação no Parque do Mindu

Uma manhã ao ar livre, com trilha ecológica e exercícios de relaxamento. Foi assim a ação promovida pelo Programa de Qualidade de Vida no Serviço Público da Prefeitura de Manaus, realizada nesta sexta-feira, 20/9, no Parque Municipal do Mindu, zona Centro-Sul, para servidores municipais. A atividade aconteceu em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Como forma de conscientizar os participantes sobre a valorização da vida, a programação contou com caminhada e aula de yoga, visando o bem-estar e interação dos servidores da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), coordenadora do programa.

De acordo com o subsecretário de Planejamento e Gestão de Pessoas da Semad, André Santiago, as atividades têm como objetivo proporcionar aos servidores um conjunto de ações sistematizadas e continuadas de atenção à saúde, bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“Essa é uma ação norteada pelo Planejamento Estratégico Manaus 2030, que tem como um dos eixos a valorização dos servidores do município. A Semad é a secretaria que desenvolve a fase-piloto do Programa e agora já está estendendo para outros órgãos municipais. Isso gera uma socialização com os servidores, que muitas vezes passam a semana dentro das secretarias. E a gente tem conseguido estimulá-los para essas atividades externas, além das que já acontecem no próprio ambiente de trabalho. É uma forma de melhorar o desempenho que eles prestam à sociedade”, explicou Santiago.

A psicóloga da Divisão de Serviço Social da Semad, Viviane Verçosa, destaca que a promoção de saúde acontece durante o ano todo e a cada mês uma temática diferente é trabalhada. “Saúde emocional, mental, física e social é a atividade que estamos desenvolvendo hoje”, declarou.

Participante da atividade, a analista de planejamento da Semad, Elisângela Mota, diz que o programa melhorou sua relação no ambiente de trabalho. “Participo bastante dessas ações, são muito importantes, principalmente no meu caso, que desenvolvo uma atividade muito grande durante a semana na secretaria. A prefeitura veio com esse projeto para nos tirar da zona de conforto, além de trabalhar um tema tão importante, que é a prevenção ao suicídio”, comentou.

Programação

Desde o início de setembro, o Programa de Qualidade de Vida no Serviço Público Municipal vem desenvolvendo ações alusivas ao Setembro Amarelo, coordenadas pela Semad e sistematizadas com os demais órgãos municipais.

Na próxima terça-feira, 24/9, acontece o evento cultural “Pela Vida”, no Parque Municipal do Mindu, das 9h às 17h, voltado para todos os servidores municipais e sociedade civil. O evento contará com palestra sobre saúde mental no trabalho, além de atividades de yoga e atrações musicais.

No último dia 10/9, o Programa realizou uma “Rota pela Vida”, que percorreu secretarias e órgãos do âmbito municipal, entregando laços amarelos e informativos aos servidores, destacando a valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.