ÚLTIMAS NOTICIAS

FAG realiza Curso de Árbitros e de Técnica de Ginástica Artística


Terminou no domingo (1º/09) o Curso de Arbitragem e Técnica de Ginástica Artística, realizado pela Federação Amazonense de Ginástica (FAG), com apoio da Secretaria de Juventude, Estado e Lazer (Sejel). A formação durou toda a semana, durante todo o dia, no Centro de Ginástica do Amazonas, na Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

As aulas foram ministradas pela professora Jaqueline Pires Gonçalves, integrante do quadro de arbitragem internacional da modalidade. Ex-ginasta da Seleção Brasileira por 10 anos, Jaqueline já participou de quatro campeonatos mundiais e atualmente é arbitra da federação de ginástica nível dois, sendo sua última atuação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

Para a presidente da FAG, Alexsandra Balbi, a formação trouxe uma importante qualificação para quem atua no esporte no estado. “O curso é essencial para o desenvolvimento da modalidade de Ginástica Artística. Estamos preparando nossos técnicos e arbitragem objetivando o crescimento de nível técnico da modalidade. Uma vez que iremos receber equipamentos oficiais no nosso centro de Ginástica do Amazonas”.

Keila Mariano, técnica do Mariano Sport Club, falou sobre a experiência de participar desse tipo de qualificação. “É muito gratificante poder participar deste curso, pois ele nos dá uma base para melhora o nosso desempenho nos campeonatos e, assim, levar nossas atletas a competições nacionais e internacionais”, comentou.

O professor da Faculdade de Educação Física (Feff) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Kemel Barbosa, que atua no segmento há mais de 40 anos, também elogiou a iniciativa. “É muito importante para a comunidade esportiva, e vem fortalecer e melhorar a qualidade dos nossos técnicos, principalmente nesta fase ascendente para o esporte no Amazonas”.

Programação – Foram tratados no curso assuntos como revisão da arbitragem, aquecimento e flexibilidade, preparação física e salto sobre mesa, arbitragem, paralela assimétrica, trave de equilíbrio e arbitragem, estudo dos regulamentos da FAG e torneio nacional. No final, foi realizada uma prova avaliativa sobre arbitragem.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.