ÚLTIMAS NOTICIAS

Operação apreende 15 adolescentes envolvidos em crimes na capital


Desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) na manhã desta segunda-feira (02/09), a "Operação Exemplo” apreendeu 15 adolescentes em cumprimento a mandados expedidos obtidos judicialmente. Os jovens têm envolvimento em crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídio e estupro ocorridos em diversos bairros da capital entre o ano passado e este ano.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A operação é resultado de investigações da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), da Polícia Civil. Equipes compostas por cerca de 200 policiais militares e civis, que estavam concentrados desde a madrugada no Comando de Policiamento Especializado, no Dom Pedro, zona centro-oeste, cumpriram os mandados a partir das 6h.

"Foram 44 mandados de busca e apreensão. Apreendemos 15, e vários outros, como não estavam em casa, os pais se comprometeram a apresentá-los ainda nesta semana. Isso vem somar aos sete primeiros meses do ano em que mais de mil menores foram apreendidos pelas Polícias, sendo que mais 900 são garotos e apenas 10% são meninas", destacou o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates.

De janeiro até agosto deste ano, já foram apreendidos 1.019 adolescentes, 901 do sexo masculino.

As apreensões ocorreram nos bairros Parque São Pedro, Lago azul, Zumbi, Centro, São Francisco, Cidade de Deus. A maioria foi pelos crimes de roubo e tráfico de drogas, com 5 cada. Houve ainda uma apreensão por homicídio, estupro, lesão corporal, dano e porte ilegal de arma de fogo.

"Esse número para nós é muito importante porque a maioria dos menores tem várias residências, porque são de origem de famílias desagregadas. Tem a casa do pai, da mãe, da avó, dos tios e ainda têm algumas entidades que abrigam. Então, fica muito difícil localizar", explicou o delegado-geral, Lázaro Ramos.

Uma das apreensões é de um adolescente que matou o irmão no ano passado com uma facada no peito. Na época do fato, o jovem tinha 17 anos e o irmão 18. O crime teria sido motivado por uma discussão, e o irmão foi morto depois de descobrir que o mais novo mantivera uma relação homoafetiva.

Outro caso envolve um estupro de vulnerável ocorrido no bairro do Zumbi em que um adolescente de 16 anos fez sexo à força com uma menina de 13 anos, com quem mantinha um namoro.

"Durante essa operação foram apreendidos diversos menores envolvidos com o tráfico, roubo, o que não quer dizer que não haja demais crimes envolvidos, entre tráfico e roubo, que são crimes que se misturam. Tivemos dano, tivemos porte de arma, estupro, homicídio. Realmente são todos os crimes que permeiam esse universo que o menor está envolvido", enfatizou a titular da DEAAI, delegada Elizabeth de Paula.

Exemplo - A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (02/09), a "Operação Exemplo' para cumprir mandados de busca e apreensão em nome de adolescentes suspeitos de envolvimento em atos infracionais. A operação integrada entre a Polícia Civil e Polícia Militar cumpriu 44 mandados em diversos bairros da capital.

A operação teve a coordenação do secretario de Segurança, coronel Louismar Bonates, do comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte, e do delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, que acompanham o deslocamento das equipes nas ruas.

"Trabalhamos em cima de um excelente levantamento realizado pela DEAAI e a Polícia Militar contribuiu com efetivo e viatura. A população pode ter certeza que, além do nosso trabalho diário, nós estamos também acompanhando as operações integradas para proporcionar uma qualidade de segurança à população do Estado do Amazonas", destacou o comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.