ÚLTIMAS NOTICIAS

Parceria entre Prefeitura e Instituto Sidia promove capacitação a servidores

Aliar o conhecimento teórico na condução de desenvolvimento de produto ao conhecimento prático para a resolução de problemas encontrados no dia a dia foi um dos assuntos discutidos no “Workshop Scrum”, promovido nesta terça-feira, 3/9, no auditório do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), localizado na Cachoeirinha, zona Sul, a servidores da Prefeitura de Manaus pelo Instituto Sidia de Ciência e Tecnologia, viabilizado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe). 

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Durante oito horas, 30 técnicos da Semppe, IMMU e Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) tiveram a oportunidade de trabalhar técnicas da metodologia ágeis para resolução de problemas encontrados no ambiente do trabalho, desenvolvimento de novos produtos e prestação de serviços, de acordo com a abordagem ágil adotada no Sidia.

Para a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, a capacitação contribuiu de forma prática e lúdica para a ampliação do conhecimento e estratégias de gestão dos servidores da prefeitura, conforme orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto. “O Sidia tem sido um grande parceiro da prefeitura com ações de responsabilidade social e agora contribuindo na formação profissional dos nossos servidores, compartilhando seus conhecimentos internos conosco. Tenho certeza que os colaboradores saíram com uma visão totalmente diferenciada e colocarão na prática todo o aprendizado adquirido”, reforçou.

A diretora administrativa do Instituto Sidia, Vania Capela, afirmou que a instituição se sente honrada com mais essa parceria com o município, principalmente na contribuição do conhecimento técnico, e salientou que pretende continuar, de forma voluntária, a parceria com a prefeitura. “Nosso maior ativo são as pessoas, nossos desenvolvedores, designers, gestores de projetos e diversos profissionais que nós temos. E contribuir com a sociedade, compartilhando nosso conhecimento, também é uma forma de responsabilidade social. Disponibilizamos este curso com a nossa ferramenta Scrum para desenvolvimento de projetos, para que a prefeitura possa aumentar suas próprias competências, planejar e gerenciar os projetos de forma mais efetiva, usando esse conhecimento em benefício da própria sociedade. Temos a intenção de contribuir com a tecnologia da informação local e que nosso polo digital seja forte e os projetos tenham cada vez mais qualidade”, destacou.

Para o servidor da Semtepi, Leandro Neves, que também é agente da Espi, o curso vai melhorar o trabalho desenvolvido na secretaria, uma vez que também promove cursos de capacitação para a sociedade. “Trouxemos pessoas de vários setores diferentes. Temos 50% das equipes e, após o curso, vamos nos reunir para saber como podemos implementar nos setores os conhecimentos Scrum. Essa parceria foi muito positiva ao proporcionar aos nossos servidores treinamento. Além da nossa secretaria trabalhar o empreendedorismo, temos a inovação e nos preocupamos em promover cursos de capacitação para a população no ramo da inovação. Agradecemos por esta parceria com a Semppe e o Sidia, por essa capacitação para os servidores”, comemorou. 

O servidor da Semppe, Matheus Souza, que é designer, afirmou que o workshop foi necessário e importante para o desenvolvimento de projetos. “Independentemente da área de atuação, foi abordada uma metodologia versátil, útil e que está nos propondo mudanças. No desenvolvimento dos projetos que eu faço, como designer, vai contribuir muito para a equipe e para a secretaria, aplicando os processos ágeis, além do incentivo do trabalho em grupo, principalmente para a secretaria que trabalha com revitalização de espaços públicos, ou seja, o curso só veio somar com a nossa formação e capacidade técnica”.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.