ÚLTIMAS NOTICIAS

Prefeito Arthur Virgílio inaugura o sétimo parque da Juventude

O prefeito Arthur Virgílio Neto entregou na noite desta segunda-feira, 2/9, mais um parque da Juventude. Desta vez, no conjunto dos Subtenentes e Sargentos, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. O parque, situado em uma área antes degradada do conjunto, é um dos cinco parques da Juventude em área verde a serem inaugurados ainda este ano.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O espaço recebeu arborização e paisagismo, além de equipamentos solicitados pelos moradores, como pistas de caminhada, academia ao ar livre, playground, bancos, espaço de convivência e iluminação de LED. Tudo isso com recursos de compensação ambiental da empresa Morar Mais.

Segundo o prefeito, a parceria entre o poder público e o capital privado é benéfica para o município e, principalmente, para a população.

“Temos realizado ações como essa em muitos aspectos da vida econômica e social da cidade. Já temos parques da Juventude em todas as áreas da cidade e esse aqui é mais uma parceria em que a prefeitura não gasta nenhum centavo dos cofres públicos e obteve sim uma justa compensação por parte da empresa Morar Mais”, declarou o prefeito.

Com essa, sobe para sete o número de áreas verdes da cidade contempladas por intervenções de revitalização viabilizadas por meio de compensações ambientais, firmadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), sem qualquer ônus para os cofres públicos municipais. Até o final do ano, a cidade contará com 11 parques da Juventude em áreas verdes.

“É muito importante que essas medidas compensatórias venham agregar valor dentro da comunidade, para que os moradores possam valorizar o ambiente em que eles vivem e, principalmente, a importância da convivência” disse Pauderley Avelino, presidente da Morar Mais, empresa responsável pela medida compensatória ambiental em contrapartida à construção de empreendimentos na região.

Espaços verdes

O Programa Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Semmas, vem realizando intervenções de requalificação do uso de áreas verdes municipais desde 2015. A proposta é criar espaços na área verde para a realização de atividades de recreação em contato com a natureza, para diferentes públicos (crianças, jovens, adultos e idosos), envolvendo a população no respeito e processos de recuperação e proteção ambiental da área verde, com uso responsável de sua infraestrutura de recreação.

O prefeito inaugurou o espaço ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Ribeiro, que também preside a Comissão Municipal de Paisagismo e Urbanismo. Na ocasião ela enfatizou a importância de se preservar esses espaços e assim contribuir para o embelezamento da cidade.

“A comissão tem mapeado vários lugares da cidade para podermos fazer o que foi feito aqui e despertar esse sentimento de pertencimento na população. Eu peço com imenso carinho, pelo amor que temos pela nossa cidade, que nós cuidemos desses espaços. Já fizemos paisagismo em muitos lugares e as pessoas estão arrancando, nos ajudem a fiscalizar isso”, disse a primeira-dama.

O parque da Juventude do conjunto dos Subtenentes e Sargentos ocupa uma área de 1.675 metros quadrados. A obra foi realizada pela empresa Morar Mais Incorporadora. O projeto é desenvolvido com apoio da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), responsável pela confecção do projeto arquitetônico e a adoção do espaço, pela Associação de Moradores do Conjunto, pelo prazo de cinco anos.

Novos parques

O secretário da Semmas, Antônio Nelson Júnior, destacou que outras quatro intervenções estão em andamento nos loteamentos Monte Sinai, na Cidade Nova, zona Norte; Jardim Primavera, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul; na Colina do Aleixo, no Novo Aleixo, Zona Norte; e no Hileia 2, na Redenção, zona Oeste.

“A nossa meta é completar até final do ano 11 parques da Juventude. São projetos criados pelo prefeito Arthur Neto, para realizar o resgate de áreas degradadas que foram revitalizadas e se transformaram em espaços verdes para as pessoas, seguindo as necessidades apresentadas pela comunidade”, explicou.

As obras dos parques da Juventude Jardim Primavera e Colina do Aleixo integram o Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus, desenvolvido pela Unidade Executora de Projetos (UEP), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com recursos oriundos do antigo Ministério das Cidades e financiamento da Caixa Econômica Federal. As intervenções ficam situadas no entorno imediato do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu e visam à proteção das margens do igarapé.

Os demais parques da Juventude já implantados estão localizados nos conjuntos Campo Dourado, na Cidade Nova; loteamento Nascentes das Águas Claras (1 e 2), no Novo Aleixo; Castelo Branco 2, no Parque 10 de Novembro; Rio Xingu, na Compensa; e no Flamanal, bairro Planalto.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.