ÚLTIMAS NOTICIAS

Projeto oferece cursos de qualificação para imigrantes venezuelanos

Imigrantes venezuelanos que estão reconstruindo a vida em Manaus ganharam mais um espaço de qualificação para o mercado de trabalho. Em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) e Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), o projeto Hermanitos está oferecendo cursos que visam aprimorar o domínio do idioma e facilitar a inserção dessa população nos setores da indústria, comércio e serviços, ou ainda como futuros empreendedores.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

As aulas são gratuitas e acontecem na sede do Hermanitos, localizada na Rua Manoel Leão, Conjunto Jardim Iolanda, no Parque 10 de Novembro. Todo o material didático é doado pela iniciativa, que também garante lanche, apoio com transporte e uma brinquedoteca para os participantes que possuem filhos.

“Começamos a ação no final de agosto com o curso de Português para Estrangeiros, uma turma animada de 16 alunos que ficarão conosco durante cinco semanas. Os professores são do CETAM, que em parceira com Jesuítas e ACNUR estão apoiando essa iniciativa de capacitação dos nossos irmãos venezuelanos. Oferecemos toda a estrutura para que os participantes possam estudar, se qualificar e assim tenham mais oportunidades no mercado de trabalho”, explica o pedagogo Anderson Mattos, um dos coordenadores do Hermanitos.

Atualmente, o projeto está com vagas abertas para o curso “Repositor de Mercadorias”, que inicia no dia 23 deste mês. A carga horária é de 60h, com aulas de segunda a sexta-feira, no período da manhã. Os interessados podem se inscrever através do telefone (92) 99431-5431 ou do e-mail hermanitosmanaus@gmail.com.

Ainda estão previstos mais três cursos de qualificação profissional aos venezuelanos neste semestre: “Noções de Empreendedorismo”, com início no dia 7 de outubro; “Gestão de Negócios”, a partir do dia 4 de novembro; e “Técnica de Armazenagem”, também a partir de 4 de novembro.

O projeto

Criado no final de 2018, o Hermanitos tem a proposta de amparar os imigrantes venezuelanos e promover sua inserção no mercado de trabalho. O projeto mantém uma plataforma digital bilíngue (www.hermanitos.com.br), que possibilita que venezuelanos cadastrem seus currículos e que empresas solicitem indicações de profissionais e disponibilizem vagas de emprego.

Além disso, a cada 15 dias, o projeto realiza uma ação da campanha permanente Abraço Hermanito, que visa atender as demandas mais urgentes das famílias identificadas e cadastradas pela iniciativa. São entregues alimentos, colchões, roupas, utensílios domésticos, entre outros materiais arrecadados.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.