ÚLTIMAS NOTICIAS

Servidores participam de encontro sobre importância dos conselhos para qualidade no ensino

Os servidores da rede municipal de ensino participaram nesta quinta-feira, 12/9, do 10° Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-AM) e o Regional Norte, com o tema “A importância do Conselho Municipal de Educação para uma gestão de qualidade da Educação”. O evento foi realizado no auditório João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), zona Sul, e contou com a participação de 27 municípios do Amazonas e quatro da região Norte dos Estados do Pará, Rondônia e Roraima. 

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A ação é coordenada pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e tem o objetivo de desenvolver ações destinadas ao fortalecimento dos conselhos já existentes e a criação de novos nos municípios onde ainda não foram instalados para garantir a efetivação da democracia participativa na gestão dos sistemas de ensino. A atividade visa o empoderamento da sociedade civil na busca da qualidade educacional.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, participou do evento acompanhada do subsecretário de Administração e Finanças, Thiago Sarubi, e da subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, além de diretores de departamentos da rede municipal de ensino. “Muito me animou esse encontro quando vi do que se tratava o tema, por ser um debate muito sensível na prática da educação que é fazer uma gestão com qualidade e para mim a educação é a política pública mais importante de qualquer Estado forte. Fiz questão de acompanhar este evento, que fala da importância dos Conselhos nos municípios e que busca parcerias para soluções efetivas e não apenas o controle social”, destacou Kátia. 

De acordo com o presidente nacional da Uncme, Humberto Gonzaga, no Brasil, fazem parte do órgão aproximadamente 4 mil Conselhos e mais de 50 mil conselheiros. “A base do nosso trabalho é defender a atuação dos conselhos, para que haja uma educação básica democrática e acima de tudo com a participação da sociedade civil. A região Norte é onde temos a maior representatividade e onde está localizada a vice-presidência da Uncme, que é em Roraima, é muito importante estar aqui e conhecer as atividades desenvolvidas pelos Conselhos”, disse Gonzaga. 

Já para a coordenadora da Uncme no Amazonas, Maria das Graças Cascais, o momento é de extrema importância para discutir o papel dos conselhos para educação de qualidade. “O Conselho é órgão por onde passa as políticas públicas municipais, então os gestores precisam entender a importância desse setor e é isso que será discutido nesse encontro com os conselheiros da região Norte”, comentou a coordenadora. 

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.