ÚLTIMAS NOTICIAS

Golpe de empréstimo pelo WhatsApp cresce quase 200% em dois anos

Golpes que oferecem falsos empréstimos de dinheiro para usuários do WhatsApp cresceram 194% nos últimos dois anos em todo o Brasil. Segundo levantamento da empresa Reclame Aqui, de janeiro a setembro de 2019, foram 683 denúncias, uma média de 2,5 por dia. No mesmo período de 2017, houve 232 reclamações. Em 2018, a página compilou 519 casos (veja ao final os números anuais totais).

–
Foto; Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O modo de operação dos golpistas é quase sempre parecido. Eles enviam mensagens aleatórias, oferecendo valores vultuosos, de forma rápida e com taxas mais baixas que as de mercado. Para concretizar o crime, os bandidos solicitam pagamentos antecipados de taxas, como Imposto de Operação Financeira (IOF).

Para não correr risco de cair em golpes, as dicas de especialistas são nunca clicar em links suspeitos e desconfiar de ofertas tentadoras. Em muitos casos, os erros de português também denunciam a aplicação dos crimes. Outro indicativo que merece suspeita é quando uma empresa com a qual o usuário nunca teve relacionamento aparecer dizendo que seu crédito está aprovado.

Confira abaixo as reclamações ano a ano.

2017: 350;

2018: 692;

2019: 683 (até setembro).

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.