ÚLTIMAS NOTICIAS

Prefeito Arthur Neto abre terceira mostra 'Bioarte' no colégio Dom Bosco

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, participaram na manhã desta quinta-feira, 31/10, da abertura da terceira mostra do “Bioarte 2019”, no colégio Dom Bosco, Centro Histórico de Manaus, evento dedicado à promoção da cultura, tecnologia e biologia, levando o aluno a apresentar projetos a partir dos fundamentos desenvolvidos em sala de aula.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O prefeito e a primeira-dama percorreram os stands conhecendo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que vão ao encontro de suas convicções para fomentar a cultura empreendedora e inventiva dos jovens, a caminho de uma Manaus 4.0. O prefeito destacou a importância do colégio na formação de várias gerações em Manaus, há 99 anos. O casal foi convidado para a abertura do evento pelo diretor da escola, pe. Slawomir Drapiewski.

“É um prazer estar aqui. Meu pai estudou no Dom Bosco e muita gente da minha família também”, afirmou o prefeito, lembrando que o seu pai, senador Arthur Virgílio Filho, nasceu no mesmo ano em que o colégio foi fundado e relembrou a figura histórica do padre Agostinho Caballera. “Lembro-me do pe. Agostinho, baixinho, pequeninho, mas com grande autoridade e que minha família aprendeu a respeitar”, relatou. “Eu queria homenagear o pe. Agostinho e essa geração muito criativa que ainda vai dar muito orgulho a Manaus”, afirmou o prefeito.

Entre os projetos que o prefeito e a primeira-dama conheceram está a bike carregadora de celular, desenvolvida por um grupo de alunos, para estimular as atividades físicas e a produção de energia limpa. Outro foi o censor de gás de lâmpadas de LED, desenvolvido por outro grupo, com um dispositivo dissipador para retirar do ambiente fechado da residência as partículas de gás. Outro grupo desenvolveu um projeto de captação e tratamento de água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado para reutilização.

“As duas coisas mais fortes que ouvi foram relativas à sustentabilidade e à energia sustentável. Isso é muito importante”, destacou o prefeito, lembrando aos alunos que no próximo ano estará funcionando o Polo Manaus Digital, voltado ao desenvolvimento de inovação tecnológica e empreendedorismo. Já a primeira-dama, ao conhecer um projeto de energia solar, lembrou que a prefeitura está com um projeto de utilizar a energia solar nas paradas de ônibus para a recarga de aparelhos celulares. “Isso é muito importante, é uma demanda mundial a utilização de energias limpas”, destacou Elisabeth Ribeiro.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.