ÚLTIMAS NOTICIAS

Prefeitura de Manaus realiza 10 mil exames preventivos durante o 'Outubro Rosa'

Mais de 10 mil exames de Papanicolau, conhecido como preventivo, foram viabilizados pela Prefeitura de Manaus com a intensificação das ações de combate ao câncer do colo de útero e de mama, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante a campanha “Outubro Rosa”.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

“O cuidado com a saúde da mulher deve ser uma constante durante o ano todo, mas durante o Outubro Rosa intensificamos essa mensagem e incentivamos as mulheres a se olharem mais, a se cuidarem melhor e a terem mais consciência de que com saúde elas podem muito mais. É importante que a mulher tenha consciência de que os exames preventivos são uma boa obrigação e que podem evitar que alguns males aconteçam ou se agravem. Se cuidar é fundamental”, afirmou a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as unidades do Distrito de Saúde (Disa) Norte fizeram 2.437 coletas, as do Disa Leste coletaram 2.149, no rural foram 1.830 e, no Oeste, 1.534 exames entre os dias 1º e 31 de outubro foram realizados.

Segundo a subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, enfermeira Adriana Elias, as mais de 200 UBSs voltaram suas ações para a mulher e para a importância da prevenção desses dois tipos de cânceres.

“Em outubro, os atendimentos foram reforçados, mas durante todo o ano as UBSs estão abertas, inclusive com dez unidades funcionando em horário ampliado, para que a população possa buscar orientação e atendimento, como nos orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, para que intensifiquemos as ações preventivas”, ressaltou a subsecretária.

A população contou com ações preventivas e educativas em todas as UBSs do município, além de caminhadas e panfletagem em regiões estratégicas da cidade, sempre em locais com grande circulação de pessoas, como áreas comerciais e pontos turísticos.

No Amazonas, o câncer do colo do útero está em primeiro lugar em incidência, seguido pelo câncer de mama, sendo causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV), chamados oncogênicos. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer.

Ações continuadas

A realização periódica do exame citopatológico é a estratégia mais adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero, mas outra importante estratégia de prevenção é a vacinação de adolescentes de ambos os sexos (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) contra o Papiloma vírus Humano (HPV). Não esquecendo que Manaus foi a capital precursora na implantação dessa vacina na rede pública no ano de 2013.

Vale ressaltar que para levar os serviços de Atenção Básica às áreas ainda classificadas como ‘vazios assistenciais’, a Prefeitura está licitando um novo serviço que será disponibilizado para esses locais, as Unidades Básica de Saúde Móveis, estruturas que vão substituir as antigas carretas da saúde e oferecer tudo o que as UBSs já oferecem, levando o atendimento aos bairros onde a necessidade for maior.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.