ÚLTIMAS NOTICIAS

Prefeitura leva orientações do Outubro Rosa a comerciantes da rua do Fuxico

Faixas, panfletos e palavras de ordem deram o tom da caminhada realizada pela Prefeitura de Manaus, na manhã desta terça-feira, 22/10, na região comercial do “Fuxico”, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) percorreram toda a avenida Brigadeiro Hilário Gurjão abordando comerciantes e pessoas que passavam pelo local, reforçando a importância das mulheres se prevenirem do câncer do colo de útero e de mama.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Para a comerciante Sara Lima, 40, atitudes como essa colaboram para que as mulheres despertem para a realização dos exames necessários para que se evitem doenças.

“Fiz meu exame semana passada porque sei da importância de se cuidar. É fundamental chamar a atenção das mulheres e programações como essa incentivam a prática do autocuidado. Com certeza vou aconselhar as mulheres da minha família e amigas a realizarem o exame também”, disse Sara.

Segundo a gerente do Distrito de Saúde Leste, Graça Costa, a caminhada coroou o mês de outubro. “Após a realização das atividades de intensificação das ações educacionais e preventivas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Disa Leste, foi primordial reunirmos os servidores para esse ‘chamamento’”, ressaltou Graça.

Durante todo o mês de outubro, as UBSs do município promoveram atividades especificas sobre os cuidados que as mulheres precisam ter para o autocuidado. A enfermeira Amanda Lins, responsável técnica pelo Programa de Saúde da Mulher no Disa Leste, explicou que existem muitos fatores para que a mulher não procure realizar exames importantes, entretanto, no mês de outubro, com a campanha nacional, é possível aumentar o alcance sobre a população. “Estamos contentes com essa caminhada e esperamos que a população se atente mais aos riscos que a mulher corre quando não procura cuidar da saúde”, apontou.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.