ÚLTIMAS NOTICIAS

Prefeitura realiza encerramento da primeira Jornada Pedagógica de 2020

Com a participação de aproximadamente 180 assessores pedagógicos de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), a Prefeitura de Manaus encerrou nesta sexta-feira, 24/1, a Primeira Jornada Pedagógica de 2020, que teve como tema “Referencial Curricular Amazonense (RCA) – Da implementação às práticas pedagógicas”. Foram três dias de palestras e ateliês realizados na Universidade Paulista (Unip), localizada no bairro Flores, na zona Centro-Sul.

Foto: Divulgação / RDC

Neste período, os assessores pedagógicos participaram dos ateliês: Engajamento Familiar, Educação Infantil (criança é o currículo), BNCC: Metodologias Ativas, BNCC: Competências Tecnológicas, Educação Integral e Habilidades e Competências a partir da ideia de projetos integradores. Cada assessor poderia escolher até quatro temas para participar. Ao todo foram realizadas mais de 650 inscrições.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, ressaltou que a comunicação direta que os assessores têm com as escolas é muito importante e que, por conta disso, diversos setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se uniram com o único objetivo de garantir a qualidade da educação do município de Manaus.

“Os assessores são os porta-vozes de todo trabalho que temos empreendido para que possamos de fato alcançar a qualidade no ensino. E quando falamos de qualidade ela reflete a aprendizagem”, salientou Euzeni.

A assessora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) Monica Lobato, explicou que esse é apenas o momento inicial. Todo conteúdo que foi apresentado para os assessores estará disponível para que estes possam repassar para as unidades de ensino, que é a finalidade do encontro.

“Os próximos passos serão disponibilizar o material dos três dias, as orientações pedagógicas, com acesso a documentos emitidos direto do Diário Oficial do Município para que o professor saiba de onde vem à informação, um link onde eles poderão avaliar a proposta e por fim o certificado de participação”, comentou.

Para a assessora da DDZ Sul, Janiele Oliveira, que participou de dois ateliês, a importância de levar este material para a escola é mostrar aos professores que, muitos deles mesmo sem se aprofundar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já realizam atividades voltadas a isso. Como assessora ela pretende levar as experiências adquiridas na jornada para as escolas por meio de materiais e oficinas.

“Este momento é importante porque estamos vivendo um novo ciclo, um novo momento para a educação na nossa cidade e essa jornada nos fez ter a oportunidade de conhecer um pouco mais para poder levar essa vivência para as nossas escolas e assim ter um trabalho muito mais produtivo e significativo esse ano”, completou Janiele.

Outra atração do encerramento da Jornada foi a palestra do oficial de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Matheus Rangel, que explicou para os assessores a importância do reconhecimento dos estudantes estrangeiros.

“Apesar de serem muitos, eles estão muito dispersos, e necessitam de uma abordagem específica, especializada”, informou Matheus, além de destacar que parcerias, como a firmada entre a Unicef e a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, são de suma importância para o desenvolvimento integral das crianças de diversas comunidades estrangeiras, que assim como em Manaus, também se encontram em outras cidades.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.