ÚLTIMAS NOTICIAS

Especialistas definem ações para Linha de Cuidado da Pessoa Idosa

Com a finalidade de construir as propostas de organização do processo de trabalho dos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e definir pontos de atenção para a implantação e implementação da Linha de Cuidado da Pessoa Idosa na Atenção Primária à Saúde (APS), profissionais das secretarias municipal e estadual de Saúde, promoveram uma reunião nesta quarta-feira, 19/2, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Centro-Sul.

Foto: Divulgação / RDC

Com base em informações sistematizadas, obtidas junto ao trabalho em desenvolvimento e às diretrizes do Ministério da Saúde, técnicos e especialistas da área avaliaram números e processos para a definição de funções, responsabilidade e competência de cada nível de atenção do cuidado ao idoso.

"As avaliações e atividades abordadas têm como finalidade maior, estimular os profissionais nas UBSs, sejam na gestão estratégica ou assistencial, para que possam refletir sobre seu processo de trabalho a partir das necessidades encontradas em suas áreas de atuação", lembra a enfermeira Maria Eliny, chefe do Núcleo de Saúde do Idoso.

Em atividade realizada a partir das ações dos profissionais do núcleo central da Semsa e das Unidades Básicas da rede municipal de saúde, a assistência à pessoa idosa tem avançado. No período de janeiro a outubro de 2019, foram realizadas 5.944 avaliações multidimensionais de idosos, identificando fragilidades e direcionando ações para a melhoria das mesmas.

Capacitação

Ao menos 400 profissionais, entre o grupo gestor e de governança, de diretores das UBSs da Semsa e da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizarão uma capacitação em Envelhecimento no formato Ensino a Distância (EAD), pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com sede em São Paulo (SP), para atuar nas ações da Linha de Cuidado da Pessoa Idosa, em Manaus.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.