ÚLTIMAS NOTICIAS

NOTA DA ASSOCIAÇÃO DAS BANDAS E BLOCOS DE CARNAVAL DO ESTADO DO AMAZONAS.


Vândalos X Foliões 

A ASSOCIAÇÃO DAS BANDAS E BLOCOS DE CARNAVAL DO ESTADO DO AMAZONAS vem a público repudiar as matérias publicadas por alguns meios de comunicação sobre o fato isolado que aconteceu no lado externo de onde acontecia uma banda de carnaval. 

Foto: Reprodução / RDC

Diante, disto tentando generalizar, e ao mesmo tempo vincular o carnaval de rua ao fato ocorrido. O Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta-feira de cinzas. O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. No início, as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias. Posteriormente, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocados as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.

Entretanto a ASBBAM associação das bandas e blocos tem como prioridade a legalização de todos os eventos de seus associados, dois quais fizemos parceiras com todos os órgãos de controle e fiscalização, nos reunindo junto ao CICC onde o saldo do carnaval de rua foi 0% , isso mesmo 0% de ocorrência , retrato este da organização e padronização do carnaval de bandas e blocos, que priorizam por organização, segurança, e acima de tudo seguir as determinações da Portaria em vigor e seguir acirradamente as ações por parte dos órgãos de controle sejam do estado e do município.

O carnaval e uma manifestação popular e milenar no Brasil e no mundo, o carnaval é para rico, pobre, negro, branco, homens, mulheres, LGTBS etc. quem pode ir para o carnaval de rua vai para o carnaval de rua, este fincado em nossa cultura popular, os que podem ir para o carnaval privado ou em espaços fechados também vão para esses recintos. O carnaval em si gera milhares e milhares de empregos temporários, gera renda, aquece a economia local. Em nome da ASBBAM repudiamos qualquer tentativa de banalizar o carnaval das bandas e blocos, pois os resultados mostrados foram positivos, um exemplo disso foi demostrado nas bandas e blocos de carnaval de rua sem ocorrência e grandes eventos privados que foi um sucesso, considerando matérias positivas, e levantamentos para a fidelização da portaria em vigor até as 00h. 

Sobre o ocorrido na área externa de uma banda na noite de terça-feira foi um fato isolado de V NDALOS X FOLIÕES: Vândalo substantivo masculino Indivíduo que destrói ou danifica bens públicos, coisas valiosas ou históricas etc.: os vândalos acabaram com o monumento., em seu sentido figurado pessoa que age sem cuidado, zelo, estragando praticamente tudo. No que tange sua extensão que estraga ou destrói tudo o que lhe aparece: ataque vândalo, cuja ação ou comportamento visa prejudicar algo ou alguém. Assim sendo vândalos se diferenciam de foliões vândalos já saem de casa com intenção de fazer coisas erradas, e os foliões saem de suas casas para brincarem e pularem um carnaval seguro. Foliões é o plural de folião. O mesmo que: brincalhões, carnavalescos, engraçados, folgazãos, folgazões, galhofeiros, graciosos, joviais, maganos. Que se entrega à folia, dança ao ritmo acelerado de um pandeiro; carnavalesco. Cheio de alegria; muito divertido, que gosta de brincadeiras; pândego. No popular ele faz parte de algum bloco de Carnaval, seja lá onde for, da Zona Leste a Zona Norte ou pode ser do grandioso Parque 10 ao Vieiralves, por fim quem sai para fazer o mau já sai com esse intenção e não de pular um bom carnaval mais de fazer algo ao outrem. 

O que tem que ser feito é identificarem os causadores do vandalismo os vândalos, e punirem severamente para aprenderem a brincar o carnaval com segurança e sem vandalismo.

Finalizo parabenizando os organizadores de bandas e blocos de carnaval do Estado do Amazonas, carnaval de rua e carnavais particulares e privados. A Junto se movimentou inúmeros setores da economia com a contratação de equipamentos, mão de obras locais, músicos, artesões, empreendedores, costureiras, cabeleireiros (a), maquiadores (a), designs, locutores, apresentadores, fotógrafos, bombeiros civis, produtores culturais, mercado informal, serigrafias, segurança etc.

Procuramos fazer o melhor pelo carnaval de bandas e blocos do Estado do Amazonas, e juntos daremos as mãos para melhorar a cada ano, fato isolado de vândalos não vai manchar o grande trabalho realizado pelos organizadores, e fazedores das bandas e blocos em Manaus e no Amazonas, com o apoio e parceria alcançada e firmada junto aos órgão de controle e fiscalização do carnal. 




Respeitosamente,




Anderson santos 

Presidente da ASBBAM

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.