ÚLTIMAS NOTICIAS

Prefeitura e Estado implantam o Sistema Integrado de Atenção ao Pé Diabético

Para garantir os cuidados aos portadores de pé diabético, reforçando os procedimentos e integrando as redes municipal e estadual de saúde, a Prefeitura de Manaus, o governo do Estado e a 58ª Promotoria de Direitos Humanos da Saúde Pública, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), implantaram nesta quinta-feira, 20/2, por meio da Portaria Conjunta 01/2020, o Sistema Integrado de Atenção ao Pé Diabético (SIAPD). A solenidade de assinatura foi realizada no auditório Gebes Medeiros, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, na avenida Coronel Teixeira, nº 7.995, Nova Esperança, zona Oeste.

Foto: Divulgação / RDC

“Não se faz gestão sem o domínio das novas tecnologias e sem as informações necessárias em mãos. A criação do sistema integrado vai contribuir muito na assistência à saúde, a partir do controle dos usuários, auxiliando na busca ativa e na redução do número de internações dos portadores dessa complicação do diabetes", disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O pé diabético é uma das complicações do Diabetes Mellitus e pode provocar deformidades anatômicas, lesões e amputações, gerando transtornos físicos, mentais e sociais aos seus portadores.

Promoção e prevenção

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, vem empreendendo esforços na prevenção ao pé diabético, com ações de promoção, prevenção e tratamento oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo o acompanhamento e monitoramento do usuário no Programa Hiperdia.

A rede de saúde municipal conta com seis ambulatórios de referência, que funcionam nas Unidades Básicas de Saúde Sálvio Belota, Áugias Gadelha, Guilherme Alexandre, Alfredo Campos, Dr. José Rayol dos Santos e Leonor de Freitas. Essas unidades disponibilizam o curativo grau 2 nos usuários com lesões diabéticas, assegurando, desta forma, o tratamento imediato, o acompanhamento em tempo hábil da evolução das lesões, além de facilitar a identificação dos usuários faltosos para que seja realizada a busca ativa dos mesmos.

Ações integradas

O SIAPd foi desenvolvido pelas secretarias municipal (Semsa) e estadual (Susam) de Saúde, em consonância com o MPE/AM, para atuar como ferramenta de apoio à gestão da Rede de Atenção à Saúde, nos níveis da Atenção Primária, Secundária e Terciária, na referência e contrarreferência dos serviços, fortalecendo assim o cuidado do usuário diabético com a lesão.

No evento, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, o procurador Mauro Veras, representando a procuradora-geral de Justiça do MPE/AM, Leda Mara, e a promotora Silvana Nobre, da 58ª Promotoria de Direitos Humanos da Saúde Pública.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.