ÚLTIMAS NOTICIAS

Prefeitura de Manaus realiza a primeira edição da Tenda Holística Itinerante na Câmara Municipal

A Prefeitura de Manaus, por meio da Gerência de Promoção da Saúde (Gpros), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta terça-feira, 10/3, a primeira edição de 2020 do projeto Tenda Holística Itinerante, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A tenda é um projeto que leva atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares (PICs) a diferentes locais da cidade, para divulgar essas técnicas junto ao público. As Práticas Integrativas são tratamentos reconhecidos pelo Ministério da Saúde, que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão, e também como complemento no tratamento de doenças crônicas.

Os servidores da Câmara que compareceram ao salão nobre Paulo Nasser, onde foi “montada” a tenda, puderam conhecer técnicas como barra de access, reiki, auriculoterapia e meditação, além de receber orientações sobre o uso de plantas medicinais.

De acordo com a fisioterapeuta Gabriela Santos, da Gpros, a edição desta terça-feira serviu, também, para sensibilizar os parlamentares da Casa Legislativa a respeito da necessidade de acolherem as Práticas Integrativas aos serviços de saúde oferecidos à população. “O evento de hoje é também um convite aos membros da Câmara a conhecerem os benefícios das PICs, que têm muito a acrescentar à promoção da saúde para a população de Manaus”, explicou.

A assessora parlamentar Elcy Ana Guimarães foi uma das que experimentaram os serviços oferecidos na tenda. “Hoje conheci a auriculoterapia, que é uma técnica de massagem e estimulação de pontos sensíveis nas orelhas. Saí sentindo um bem-estar enorme. As dores na coluna, nas articulações, tudo ficou mais ameno depois do relaxamento que a massagem me proporcionou. Nem sabia que tinha isso na saúde pública”, contou.

Ainda de acordo com Gabriela, está prevista para o mês de abril uma edição da tenda na Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef). Até junho, a tenda volta a acontecer também nas unidades da Semsa: estão programadas edições para as UBSs José Figliuolo, no conjunto Viver Melhor, zona Norte, e Morro da Liberdade, zona Sul, além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.