ÚLTIMAS NOTICIAS

Prefeitura realiza 1ª edição da 'Tenda Holística Itinerante de 2020'

Em uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, a Câmara Municipal de Manaus (CMM), no bairro São Raimundo, na zona Oeste, vai receber na próxima terça-feira, 10/3, a primeira edição da “Tenda Holística Itinerante de 2020”, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A programação acontecerá no salão nobre Paulo Nasser, das 9h às 15h, com atendimento em plantas medicinais, auriculoterapia, Reiki, meditação e acupuntura, tendo como público-alvo vereadores e servidores da Câmara Municipal.

De acordo com a técnica da Gerência de Promoção da Saúde (GPROS/Semsa), fisioterapeuta Gabriela Santos, o projeto “Tenda Itinerante” foi iniciado no ano passado como parte do processo de institucionalização das Práticas Integrativas e Complementares (PICSs), do Sistema Único de Saúde (SUS), na rede de atendimento em Manaus.

O objetivo com a ação itinerante, explica Gabriela Santos, é levar atendimentos e vivências em práticas integrativas e complementares à população, em diferentes locais de Manaus, fortalecendo o processo de implantação dessas práticas na rede de saúde, e contando com o apoio de profissionais das Unidades de Saúde e de serviços como a Vigilância Sanitária, Centro de Atenção Psicossocial (CAPSs) e Assistência Farmacêutica da Semsa

“A oferta de serviços na Câmara Municipal é uma oportunidade para que servidores do Legislativo e, principalmente, os vereadores conheçam e experimentem essas práticas. Com isso, quando o projeto de lei para a implantação da Política Municipal das Práticas Integrativas e Complementares chegar à Câmara Municipal para análise, os vereadores já terão informações sobre os benefícios dessas práticas para a saúde”, destaca Gabriela Santos.

Práticas no SUS

Atualmente, o SUS reconhece 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICS) que podem ser utilizadas como recursos terapêuticos na rede de saúde, atuando de forma integrada com a medicina convencional, em tratamentos e na prevenção de diversas doenças, desde a depressão até hipertensão.

As PICSs incluem a apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia, terapia de florais, ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga.

“Em Manaus, a implantação da política municipal das PICSs vem atendendo as instruções do manual de implantação do SUS, lançado em 2018 pelo Ministério da Saúde”, informa Gabriela Santos.

O processo envolveu a realização, ainda em 2018, de um levantamento para identificar servidores já capacitados em alguma das práticas ou que tinham interesse em capacitações nessa área. No ano passado, a Semsa, por meio da Gerência de Promoção à Saúde, ofereceu uma capacitação em Plantas Medicinais e organizou ações para divulgar informações sobre as PICSs junto aos profissionais e aos usuários do SUS.

Atendimentos

A Semsa promoveu no ano passado cinco edições da Tenda Holística Itinerante com atendimento nas Unidades de Saúde José Rayol (zona Sul), Ada Viana (zona rural), Silas Santos (zona Leste), na Unidade Básica de Saúde da Família – Oeste 020 (zona Oeste) e na Policlínica Dr. José Antônio da Silva (zona Norte).

“Foram realizados 596 atendimentos em diferentes práticas terapêuticas, tendo o apoio de profissionais que já atendem na rede de saúde do município com a oferta de algumas das práticas integrativas e complementares. Com a implantação da política municipal, a expectativa é de que o trabalho seja feito de forma padronizada”, explica Gabriela Santos.

Para o ano de 2020, a Semsa agendou também edições da Tenda Itinerante na Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), nos dias 6 e 7 de abril, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Figliuolo, bairro Lago Azul (zona Norte), no dia 13 de maio.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.