ÚLTIMAS NOTICIAS

Sejusc realiza emissão de 120 documentos na 8ª edição da Semana da Mulher

Além da documentação, órgão integrou a programação com serviços do “Ônibus da Mulher”

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) emitiu 120 documentos na 8ª edição da Semana da Mulher 2020, realizado na manhã desta terça-feira (10/03), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus. O órgão integrou o evento com serviços gratuitos, como emissão de documentos e atendimentos no “Ônibus da Mulher”, com auxílio psicossocial às mulheres.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, o evento com vários serviços valoriza a mulher, fazendo com que ela se sinta mais importante e respeitada. “É importante também para que elas se sintam acolhidas, interajam com outras mulheres e também troquem experiências. É um evento de confraternização e de festa”, disse.

O evento foi promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. O tema deste ano foi “Seja você. Por você. Para você”. Além da SSP-AM e Sejusc, a ação social contou com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) e Centro Universitário do Norte (Uninorte Manaus).

Na 8ª edição, a Sejusc disponibilizou senhas para emissão de 1ª via de RG e 60 para 2ª via do documento. Uma sala foi disponibilizada para receber a população. Outro serviço oferecido pela secretaria incluiu o “Ônibus da Mulher”, onde profissionais atenderam mulheres com assistência psicossocial e orientação sobre canais de denúncia, inclusive para locais disponíveis no interior do Amazonas.

A dona de casa Kátia Magalhães, de 42 anos, agradeceu a emissão de documentação ofertada no Centro de Convenções. “Assisti na TV e me programei para vir aqui hoje, pois meu RG não passava mais pela foto estar muito antiga, e isso me trazia muitas dificuldades. Esse tipo de ação é muito bom. É uma coisa certa e você sabe que será atendido”, disse ela.

Barcelos – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), estará com o projeto “PAC em Movimento”, de quarta-feira (11/03) a sexta-feira (13/03), no município de Barcelos (a 401 quilômetros de Manaus em linha reta). A população terá acesso aos seguintes serviços: emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG) e de 2ª via da Certidão de Nascimento.

Os trabalhos serão desenvolvidos a partir das 8h, na Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, no bairro São Francisco. Serão disponibilizadas, por dia, 100 senhas para emissão de 1ª via de RG; 100 para 2ª via; e 50 para 2ª via de certidões. Onze servidores da Sejusc participarão da ação em Barcelos. A expectativa é de 750 atendimentos no município.

Para solicitar a primeira via da identidade, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento originais, três fotos 3×4 e comprovante de endereço. Já para a segunda via, é necessário levar duas fotos 3×4, certidão de casamento ou nascimento originais e um comprovante de endereço.

Se o solicitante for menor de 18 anos, deve ir acompanhado dos pais, avós ou responsáveis legais. Para a emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento, deve-se apresentar uma cópia do documento ou da Carteira de Identidade (original).

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.