Últimas

Moradores do bairro Lago Azul recebem orientações de consumo consciente e Tarifa Social

A Amazonas Energia enviou o atendimento itinerante na última sexta-feira (17) ao bairro Lago Azul, para realizar uma visita no local e orientar consumidores sobre o consumo consciente de energia elétrica e cadastro da Tarifa Social.
 
Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A localidade trata-se de uma área onde se consumia energia elétrica de forma irregular, sem emissão e ou pagamentos de faturas de energia elétrica.

Alguns imóveis no Lago Azul foram regularizados recentemente, e passaram a ser clientes regulares, com emissão de faturas de energia elétrica, com consumos medidos normalmente, e muitas pessoas desconhecem o real consumo em Kwh e em Reais de cada aparelho eletroeletrônico que consomem energia elétrica. Na localidade alguns dos moradores possuem ar condicionados, bomba d’água, etc, com alto consumo e sem nenhum controle de funcionamento por parte de alguns moradores, e antes da regularização usavam seus aparelhos praticamente de forma direta, 24 horas dia, e alguns clientes possivelmente não devem ter alterado os costumes de antes para o depois de regularizados.

Foi explicado aos consumidores, como funciona o programa de Tarifa Social do Governo Federal, quem tem direito ao benefício, quem pode solicitar e como devem proceder para ter direito a esse benefício, com palestras e distribuição de folders de como se deve cadastrar para os benefícios de baixa renda da Tarifa Social, assim como a cartilha ensinando como utilizar corretamente os aparelhos eletroeletrônicos, com dicas de consumo consciente no uso racional da energia elétrica, já que agora os moradores do bairro estão regularizados, passando a pagar as contas de energia conforme o consumo que utilizarem.

Muitos clientes desconheciam da necessidade do registro no CRAS - Prefeitura Municipal de Manaus, para se candidatarem ao benefício de baixa renda da Tarifa Social, e a equipe da Amazonas Energia orientou sobre a ida ao CRAS, para se inscreverem no programa, e após isto devem ir as nossas lojas para se registrarem desde que estejam dentro do que a Lei Federal determina.

Para que se tenha conhecimentos básicos de consumos de energia elétrica de diversos aparelhos eletroeletrônicos existentes em um imóvel, com a potência média dos equipamentos, foi informado aos moradores sobre uma tabela (em anexo), na qual foi retirada da cartilha de uma campanha realizada pela Amazonas Energia chamada “ SE LIGA NA ECONOMIA”. A cartilha foi distribuída aos moradores do Lago Azul.

Foi orientado aos clientes do Lago Azul sobre um dos equipamentos que mais consome energia, que é o ar condicionado, sendo que o modelo Split reduz o consumo comparando com o ar condicionado de janela, em cerca de 10%. É importante que sejam executadas as manutenções preventivas recomendadas pelos fabricantes (limpeza e troca dos filtros, lavagem interna e externa, etc).

Reforçamos que no site da Amazonas Energia, assim como de outras concessionárias de energia do país, possuem em seus sites, uma página ensinando seus clientes a calcularem o seu consumo, e ou as tabelas dos próprios fabricantes de eletrodomésticos como por exemplo: Consul, Electrolux, LG, onde informam o consumo energia elétrica/mês, por tipo, capacidade/tamanho e consumo em kwh/mês. No Site da Amazonas Energia o simulador de consumo pode ser conferido por meio do link: http://www.amazonasenergia.com/cms/index.php/portal-do-cliente/sua-conta/simulador-de-consumo/.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.