Últimas

Seap viabiliza teleconsultas com especialistas para internos do Compaj

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em conjunto com a empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada, está viabilizando teleconsultas com médicos especialistas para os internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 08, da BR-174 (Manaus-Boa Vista). As teleconsultas serão viabilizadas por meio de plataforma virtual do Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

As teleconsultas são direcionadas aos internos, cujo caso clínico necessite de avaliação especializada. O clínico geral que atua na unidade prisional é quem faz o primeiro atendimento e determina se é preciso diagnóstico de um especialista. Após essa avaliação, ele entra em contato com o profissional requisitado por videoconferência ou por e-mail para que seja realizada a consulta e sua elucidação diagnóstica.

Se o médico especialista sugerir a realização de exames complementares, o médico clínico faz a solicitação e a equipe de enfermagem da unidade solicita via Sistema de Regulação (SisREG). Nos casos que exigem consulta presencial com o especialista, é feito o encaminhamento e aguardada marcação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o diretor do Compaj, Lucas Maceda, o sistema adotado foi uma das soluções encontradas pela Seap para acrescentar e melhorar o atendimento clínico ofertado aos internos, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. “Há uma grande demanda de solicitações de exames complementares e avaliações médicas especializadas no sistema penitenciário. Para que os serviços na área da saúde não parassem por completo, no Compaj, foi solicitada pela equipe médica a implantação da ferramenta na unidade”, explicou Maceda.

O Compaj é a primeira unidade prisional a aderir ao sistema de teleconsultas on-line. A Seap já estuda a possibilidade de aplicar a ferramenta nas demais unidades da capital do Amazonas e do interior.

Além de o Núcleo de Telessaúde Amazonas prestar consultoria básica e atenção secundária aos profissionais de saúde por meio da tecnologia, de modo a otimizar e encurtar o tempo de tratamento e reavaliações do interno paciente, a plataforma também disponibiliza serviços de teleducação, como conferências, aulas e cursos para a equipe.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.