Últimas

PM do Amazonas comemora Dia do Soldado com doação de sangue

Nesta terça-feira (25/08) é comemorado em todo território nacional o Dia do Soldado. Para celebrar a data, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realiza uma ação para estimular a doação de sangue entre os soldados da corporação. A iniciativa faz parte do projeto “PM Sangue Bom” e está sendo realizada no Comando Geral da Polícia Militar, localizado na rua Benjamin Constant, bairro Petrópolis, das 8h às 18h.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

São esperadas as doações de cerca de 200 soldados lotados nos diferentes batalhões da Polícia Militar na capital que já se encontram cadastrados no banco de doadores do projeto. No local, agentes do Hemoam também realizam a triagem e o cadastro de novos doadores.

Para atender à demanda e realizar as coletas, foi disponibilizada uma Unidade Móvel do Hemoam, conhecida como “Vampirão”, que se encontra no estacionamento do Comando Geral. Com o intuito de evitar aglomerações e garantir total segurança durante a ação, os soldados contam ainda com o apoio de três vans, que farão o transporte de parte dos doadores para coleta diretamente na sede do Hemoam.

“Estamos comemorando o que tem de melhor para se comemorar, que é doando sangue. Não existe uma outra forma de doar vida sem doar sangue, doar sangue salva vidas. Então hoje, a Polícia Militar está realizando essa campanha de doação de sangue em comemoração ao Dia do Soldado”, explica o diretor de Promoção Social da PMAM, coronel César Gomes.

A iniciativa foi abraçada com otimismo pela corporação. Para a soldado Elivane Trindade, que na ocasião realizou sua primeira doação de sangue, o ato é uma forma de continuar servindo a população e salvando vidas.

“Nós vemos isso como ato de humanidade, podemos contribuir para salvar vidas, que é uma atitude nobre. Eu, é a primeira vez que estou fazendo doação de sangue. A princípio é uma forma de servir e proteger a sociedade, ajudando a salvar vidas que não conhecemos, como fazemos diariamente, então é uma atitude, um gesto muito nobre para servir a sociedade”, diz.

‘PM Sangue Bom’ – Em funcionamento desde 2011, o projeto “PM Sangue Bom” busca atender, principalmente, à demanda de sangue existente na corporação militar do Amazonas e contribuir com o Banco de Sangue do Estado.

Criado pela Diretoria de Promoção Social da PMAM, juntamente com o Hemoam, o projeto tem como objetivo a realização de campanhas e palestras para orientar, sensibilizar e fidelizar os policiais militares sobre a importância do ato de doar sangue.

“O Hemoam, quando precisa de sangue, aciona o projeto, e o projeto aciona o ‘PM Sangue Bom’. Então todo PM ele é cadastrado, eu sei quem é o PM que está habilitado a doar sangue naquele dia, e aí a gente vai controlando”, explica César Gomes.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.