Últimas

Prefeitura cumpre todos os requisitos exigidos pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança

A Prefeitura de Manaus teve participação positiva na comemoração dos cinco anos de execução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc), que tem como objetivo promover e proteger a saúde da criança, desde a gestação até os dez anos de vida, dando atenção especial à primeira infância.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

As ações desenvolvidas foram apresentadas durante o evento virtual realizado no último dia 20/8. Por meio do levantamento nacional, a capital amazonense cumpriu todos os requisitos exigidos pelos eixos da Pnaisc, para que a saúde da criança seja garantida.

“Esse é mais um dos resultados positivos na área da saúde que a administração do prefeito Arthur Virgílio Neto alcança na execução de políticas públicas, para beneficiar a população. A atenção com as crianças está entre as principais ações da Secretaria Municipal de Saúde, a Semsa, e temos uma equipe que trabalha para oferecer todo o cuidado que nossos pequenos necessitam”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Entre as atividades implantadas e executadas pela Semsa nas unidades de saúde estão a atenção humanizada à gestação, parto, nascimento e ao recém-nascido; aleitamento materno e alimentação complementar saudável; desenvolvimento integral da primeira infância; crianças com agravos prevalentes e doenças crônicas; prevenção de violências, acidentes e promoção da cultura paz; criança com deficiências ou em situações de vulnerabilidades; e prevenção do óbito infantil e fetal.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas, a atenção garantida durante a infância pode trazer retornos positivos no decorrer da vida.

“Quando a gente trabalha a primeira infância, estamos formando crianças mais saudáveis, inteligentes e com maior valorização da vida e natureza, pois ela irá se desenvolver melhor. Investir na primeira infância é garantir a construção de adultos saudáveis para sempre”, explicou.

Há cinco anos, a Pnaisc foi elaborada para que seja dado o suporte integral para todas as crianças, entendendo que a saúde também está ligada ao lazer, que deve ser proporcionado na infância.

“A Pnaisc é completa e dá suporte a crianças em vulnerabilidade social, com deficiências físicas ou mentais, crianças indígenas e quilombolas, para que todas sejam saudáveis. Em Manaus, a execução dessas atividades não seria possível sem o apoio da gestão, das equipes dos distritos de saúde e a execução dos profissionais que estão nas unidades hospitalares. Pois para garantir a saúde, é preciso que existam equipes intersetoriais, para que a criança seja contemplada”, acrescentou Ivone.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.