Últimas

Prefeitura divulga resultado do concurso ‘Meu Robô na Pandemia da Covid-19’ nesta terça-feira

Com o tema “Meio Ambiente - Reciclagem”, a Prefeitura de Manaus divulga nesta terça-feira, 4/8, a partir das 14h, por meio de aplicativo de conversa, o resultado do concurso “Meu Robô na Pandemia da Covid-19”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental de 11 escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste participaram da ação, no período de 11 de maio a 17 de julho, com um total de 44 vídeos temáticos, que estão disponíveis no YouTube (https://bit.ly/2PhXNAd).

Serão premiados os três primeiros colocados do 3º, 4º e 5º ano. Os alunos em primeiro lugar vão receber uma medalha, estojo personalizado e um kit escolar. Já o segundo e terceiro lugar, serão contemplados com uma medalha e um estojo. A avaliação é realizada por formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, assessores pedagógicos da DDZ Oeste, técnicos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e coordenadores de telecentros das DDZs Sul, Centro-Sul e Leste II.

O concurso visa promover a educação ambiental e estimular a coleta seletiva, despertando no aluno a consciência ecológica e auxiliando no desenvolvimento cognitivo. A construção do robô de sucata poderá auxiliar de forma positiva o processo de ensino-aprendizagem. Os alunos do 3º ao 5º ano produziram vídeos com o passo a passo da construção do robô de sucata.

Os vídeos dos alunos participantes do concurso “Meu Robô na Pandemia da Covid-9” estão disponíveis no canal do YouTube. De acordo com a assessora de tecnologia da DDZ Oeste, Yvana Ribeiro, o concurso apresentou trabalhos bem interessantes dos alunos dentro da temática. Para ela, isso mostra que os avaliadores terão muito trabalho para selecionar os melhores vídeos.

“Durante a construção dos robôs, os alunos aprenderam a importância da reciclagem, da reutilização de material e da preservação do meio ambiente. Também usaram a criatividade para confeccionar os robôs. Os resultados foram surpreendentes, assim como a integração da família devido a participação dos pais e alunos”, comentou.

A gestora Sarah Vieira Filgueiras, da escola municipal Nossa Senhora de Fátima, bairro Nova Esperança, participou do concurso com cinco alunos do 5º ano. Segundo a educadora, a atividade foi motivacional para as crianças nesse cenário de pandemia. “A perspectiva da escola na participação do projeto foi de despertar a sensibilização nas crianças referente a educação ambiental, tornando-se necessário a conscientização da importância na preservação do meio ambiente em nossas vidas, tornando o ambiente em que vivemos mais agradável nesse momento em que estamos ficando em casa utilizando materiais recicláveis do cotidiano”, disse.

O aluno do 5º ano, Anthony Jose Zambrane Freire, 10, da escola municipal Escritor Lima Barreto, localizada no Parque Riachuelo - Tarumã, foi um dos estudantes que representou sua escola no concurso. Para o estudante, que vive a expectativa do resultado, foi um aprendizado muito grande. “Quando a professora Karollyne Mamed lançou o convite para produzir um robô, fiquei muito interessado em construir e foi igual a um jogo. Participei, porque quero ser programador de jogos. Fiquei com vontade de descobrir como as máquinas e os jogos funcionam”, contou.

A premiação dos alunos destaques do concurso será realizada no dia 13 de agosto, às 9h, no auditório da DDZ Oeste, bairro Alvorada, e seguirá todas as recomendações dos órgãos de saúde para a prevenção ao novo coronavírus. 

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.