Últimas

Bolsonaro recebe alta depois de cirurgia para retirar cálculo da bexiga

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta neste sábado (26.set.2020) depois de fazer uma cistolitotripsia endoscópica  para retirada de cálculo da bexiga nesta 6ª feira (25.set.2020).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

No início da tarde, Bolsonaro afirmou à CNN que estava “100%”. Ele disse que devia receber alta ainda neste sábado, o que de fato ocorreu.

“Por que operei numa 6ª feira [25.set.2020]? Para não perder 2 ou 3 dias úteis. Tenho muito trabalho. Por isso que achei melhor fazer a cirurgia no final de semana”, afirmou.

A alta foi confirmada às 13h30 pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social). Ainda não há informações se o presidente voltará à capital federal ainda neste sábado (26.set).

Bolsonaro realizou o procedimento no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde deu entrada às 7h desta 6ª feira (25.set).

Esta foi a 5ª cirurgia a que Bolsonaro foi submetido desde que assumiu a Presidência. A maior parte dos outros procedimentos teve relação com o atentado do qual foi vítima, em setembro de 2018, quando estava em campanha eleitoral. Na ocasião, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado.

Em 30 de janeiro, Bolsonaro foi ao Hospital das Forças Armadas, logo depois de voltar de uma viagem a Minas Gerais. À época, informações que circularam pelo hospital foi de que o presidente foi submetido a 1 procedimento cirúrgico para realização de uma vasectomia –esterilização para homens. A cirurgia, no entanto, não foi confirmada pelo Planalto.

© Fornecido por Poder360

Segundo a Secretaria de Comunicação, a cirurgia desta 6ª feira não teve relação com os problemas causados pelo atentado de 2018.

Segundo o 1º boletim médico (109 KB) divulgado ainda na 6ª feira, a cirurgia era “minimamente invasiva”, feita a laser e sob anestesia. Eis a íntegra (112KB):

“O Excelentíssimo Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido à intervenção cirúrgica de Cistolitotripsia endoscópica para a retirada de cálculo da bexiga. O procedimento foi realizado sem intercorrências, com duração de 01h30 e o cálculo foi totalmente removido. No momento, o paciente encontra-se estável clinicamente, afebril e sem dor.”

O documento foi assinado pelos médicos: Leandro Echenique, cardiologista; Leonardo Lima Borges, urologista; e Miguel Cendoroglo, diretor-superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, publicou neste sábado (26.set.2020), pela manhã, uma foto de Jair Bolsonaro no hospital. O presidente aparece acenando “eu te amo” em libras e veste uma camiseta do Ferroviário.
© Reprodução/Instagram A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, publicou neste sábado (26.set.2020), pela manhã, uma foto de Jair Bolsonaro no hospital. O presidente aparece acenando “eu te amo” em libras e veste uma camiseta do Ferroviário.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.