Últimas

Fake news nas eleições é tema de debate

Com o tema “Fake News nas eleições: Lei das Fake News – Proteção ou Censura?”, a UniNorte - Centro Universitário do Norte promove uma mesa -redonda sobre a influência das informações falsas no processo eleitoral.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O evento acontece nesta terça-feira (23), a partir das 19h.Interessados devem acessar o http://bit.ly/FakeNasEleicoes para participar.

A programação foi criada com o intuito de alertar a sociedade sobre o perigo de disseminar notícias falsas no período das eleições. “Nosso objetivo é despertar no público um olhar crítico e participativo sobre o tema das fake news e fazê-lo refletir sobre o impacto que as notícias falsas têm em nosso cotidiano, principalmente dentro de um processo democrático tão importante quanto as eleições”, explica a coordenadora de responsabilidade social da UniNorte, Gilmara Teles. 

Os palestrantes convidados serão o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Lima Choy e a advogada e jornalista membro do corpo jurídico da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, emissora afiliada da Rede Globo, Luziane Leal. Entre os tópicos abordados, está o Projeto de Lei n° 2630/2020, aprovado pelo Senado, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. 

“Identificar uma desinformação e não repassá-la é uma questão de cidadania. Uma das grandes preocupações em relação às fake news é como elas podem forjar uma democracia construída nas redes sociais e alterar a opinião pública de forma artificial”, adianta Luziane Leal.

"Será um debate importante para a formação das convicções e reflexões para a justiça eleitoral sobre a atuação no que tange as fake news contra candidatos", justifica o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy. 

Ação 

Além da mesa-redonda, os alunos da UniNorte realizam uma ação de sensibilização com o público sobre o perigo das fake news. Com o tema “Fuja das Fake News”, os acadêmicos darão orientações e distribuirão material informativo aos pedestres e motoristas. A ação ocorre no dia 14 de outubro, a partir das 16h, na avenida Djalma Batista, em frente ao Manaus Plaza Shopping. 

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.