Últimas

PC realiza programação de orientação para comemorar o Dia do Idoso

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), promove nesta quarta-feira (30/09), quinta (1°/10) e sexta-feira (02/10), uma programação com ações sociais e orientações com o objetivo de conscientizar a sociedade em geral em relação aos direitos da pessoa idosa. A iniciativa é realizada em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A ação conta com a parceria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM), Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FTD), Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Conforme a delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, nesta quarta (30/09), as equipes estiveram no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Doutor João Lúcio Pereira Machado e HPS Platão Araújo, ambos situados na zona leste da cidade. Na ocasião, os profissionais da área da saúde foram orientados quanto ao enfrentamento e combate da violência no âmbito hospitalar.

“Já nesta quinta (1°/10), vamos realizar visita técnica na empresa de transporte coletivo Eucatur, no bairro Cidade Nova, zona norte. Serão fixados cartazes e materiais informativos sobre o direito dos idosos na gratuidade das passagens, nos ônibus. Ainda nesta quinta, vamos estar nos terminais de integração T4 e T5, na zona leste, orientando as pessoas”, frisou ela.

A partir das 9h, desta sexta-feira (02/10), a blitz de conscientização ocorrerá em duas agências bancárias do Banco Bradesco, uma na avenida Boulevard Álvaro Maia, bairro Centro, e outra no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, a fim de orientar e garantir o atendimento prioritário imediato dos idosos junto aos bancos.

De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 4.420 Boletins de Ocorrência (BO) envolvendo crimes contra o público idoso. Entre os crimes mais registrados estão furto e ameaça.

Denúncias 

A titular da DECCI relata que as pessoas da terceira idade são suscetíveis a inúmeros crimes, como violência física, violência psicológica, abandono e violência sexual. Andréa informa, ainda, que a violência contra os idosos ocorre, na maioria das vezes, no próprio âmbito familiar e pede que as pessoas que tomarem conhecimento da situação, formalizem a denúncia para que a polícia entre em ação e a vítima seja retirada desse ambiente de risco.

“Solicito que entrem em contato, por meio do número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou pelo 165, o disque-idoso da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FTD). Também disponibilizamos o número (92) 3214-5800, da DECCI”, concluiu ela.

Dia Internacional do Idoso 

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

No Brasil, por meio da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, está presente o Estatuto do Idoso, uma legislação que dispõe os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.