Últimas

Prefeitura realizará plantio simbólico de sumaumeiras e comemora quase 40 mil novas árvores do ‘Arboriza Manaus’

A capital amazonense recebeu nos últimos quatro anos quase 40 mil novas árvores em 114 espaços públicos, com ações realizadas pela Prefeitura de Manaus.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Os dados são referentes ao programa “Arboriza Manaus”, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e com o apoio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo. Em comemoração aos números expressivos e para marcar o Dia Nacional da Árvore, o órgão ambiental realizará uma ação simbólica de plantio às 9h desta segunda-feira, 21/9, na zona Centro-Sul.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, datas como o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, o Dia da Amazônia, em 5 de setembro, e o Dia da Árvore, contribuem para reforçar a necessidade de manutenção da floresta em pé e de uma cidade mais arborizada. “Temos feito nossa parte, enquanto poder público, reforçando o dever que cada um de nós temos de proteger a Amazônia manauara, mas precisamos urgente de uma revolução intelectual em escala global para o entendimento de que defender uma árvore de qualquer bioma do território brasileiro é defender a Amazônia e, sobretudo, proteger a soberania nacional”, afirmou.

Para comemorar a data, técnicos da Semmas farão o plantio simbólico de três sumaumeiras, árvore símbolo da Amazônia, que passarão a compor o paisagismo da Bola das Letras, no bairro Chapada, zona Centro-Sul. As árvores, cada uma com aproximadamente 3 metros de altura, ficarão dispostas nos três canteiros da rotatória. A data será marcada também pela distribuição de mudas e instalação de placas na área verde do conjunto Renato Souza Pinto, na Cidade Nova, zona Norte.

“A escolha do plantio de árvores é simbólica e obedecerá aos critérios de segurança sanitária para evitar aglomerações neste momento de pandemia. Escolhemos também uma área verde para realizarmos uma atividade simbólica para ressaltar o cuidado da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto com as áreas protegidas municipais. Importante dizer que o marco do lançamento do programa Arboriza Manaus foi em uma área verde, no conjunto Águas Claras, em 2016, hoje revitalizada”, declarou o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

Ainda segundo o secretário da Semmas, desde 2016, as ações de plantio e de manutenção passaram a ser feitas de forma regular com equipes de campo diariamente nas ruas. O resultado é a redução de perdas e também de do vandalismo, além de milhares de árvores novas moldando a paisagem na cidade.

Segundo dados da Semmas, em 2016, foram plantadas 14.580 mudas de árvores. Em 2017, foram 10.163. Em 2018, a quantidade foi de 6.162. E em 2019, um total de 5.041. De janeiro a junho deste ano, foram 3.078 novas árvores plantadas na cidade, totalizando 39.024 mil novos indivíduos arbóreos compondo a paisagem da cidade. “São vários corredores viários, passeios públicos, praças, parques da juventude e margens de igarapés arborizados. A previsão é de retomarmos o plantio de mudas arbóreas em novembro, com o início do período chuvoso”, informou Antonio Nelson.

Paisagismo

Paralelamente ao trabalho de arborização, a Prefeitura de Manaus passou a implementar também ações de paisagismo com a associação de espécies ornamentais em jardins implantados em canteiros, rotatórias e logradouros públicos. O trabalho é coordenado pela Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, que integra diversos órgãos municipais, inclusive a Semmas.

“Todos nós ganhamos com uma cidade mais verde, por isso nos alegra tanto alcançarmos essa marca. Além das árvores, tão fundamentais e necessárias para todos nós, especialmente por nosso clima, o paisagismo também avança, nos trazendo conforto visual”, destacou a presidente da comissão, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Segundo dados da prefeitura, em 2016, foram plantadas 21.108 mudas ornamentais; em 2017, foram 40.629; em 2018, 73.217, e em 2019, 99.663. Este ano, 14.808 até junho, totalizando 249.426 mudas. Com a implantação dos novos projetos de paisagismo anunciados pelo município para 35 locais, a estimativa é duplicar o número de mudas ornamentais.

“Não vamos parar, muito pelo contrário, esses números só nos motivam a fortalecer ainda mais nossas ações por uma Manaus mais verde, mais bonita e mais agradável de viver. Mais uma vez eu peço para que cada um cuide também do verde da nossa cidade. Proteja, não destrua. Zele por ele. Essa é uma responsabilidade de todos nós”, destacou a primeira-dama.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.