Últimas

UBSs da zona Oeste realizam eleições para conselheiros locais

Sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona Oeste de Manaus realizaram nesta quarta-feira, 16/9, eleição para conselheiros locais de saúde.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O processo eleitoral teve como objetivo a escolha de representantes de usuários e trabalhadores que irão integrar sete Conselhos Locais de Saúde (CLSs) nas UBSs Luiz Montenegro, Mansour Bulbol, Ida Mentoni, Redenção, Dr. Raimundo Franco de Sá, Santos Dumont e Santo Antônio.

Coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a eleição na zona Oeste é mais uma etapa do processo eleitoral para a composição de um total de 23 CLSs que irão atuar em 23 UBSs, nas zonas urbana e rural de Manaus.

Os CLSs são formados por gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do Sistema Único de Saúde (SUS), que têm vínculo com a unidade de saúde que representam. Enquanto usuário vota em usuário, e trabalhador vota em trabalhador, os gestores são nomeados por indicação dos Distritos de Saúde.

Fortalecimento

Durante a eleição na UBS Santos Dumont, localizada no bairro da Paz, o diretor da Unidade de Saúde, Elson de Paula, destacou a importância da implantação do CLS. “Essa é a primeira eleição para a implantação do CLS na UBS Santos Dumont e a expectativa é ter uma maior parceria com a comunidade, fortalecendo a relação com a população e buscando oferecer serviços melhores na unidade de saúde”, afirmou o diretor.

O processo eleitoral teve início na última segunda-feira, 14, com votação em três UBSs da zona Norte e quatro na zona Leste, seguindo na terça-feira, 15, em seis UBSs na zona Sul de Manaus, finalizando nesta quinta-feira, 17, em três UBSs da zona rural (fluvial e terrestre).

“A eleição faz parte do processo de construção do controle social nas unidades de saúde e o resultado até agora tem sido positivo, com a comunidade sendo muito participativa”, informou o representante da Comissão Coordenadora do Processo Eleitoral do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo.

Como exemplo, o conselheiro destacou a eleição na UBS Balbina Mestrinho, na zona Norte, que reuniu 250 eleitores, e na UBS Josephina de Melo, na zona Leste, com seis candidatos para duas vagas e que contou com 105 eleitores.

“O controle social é a essência para a melhoria dos serviços de saúde em uma gestão compartilhada. E o conselheiro tem o papel de traduzir a demanda que vem da população para que a gestão possa implementar políticas de saúde que correspondam ao que é esperado pela comunidade”, ressaltou Elson.

Zona rural

A eleição na zona rural de Manaus vai acontecer nesta quinta-feira, 17, na UBS Nossa Senhora de Fátima, comunidade Nossa Senhora de Fátima (Tarumã-Mirim); na UBS Ada Viana, na comunidade Nova Canaã (BR – 174); e na UBS São Pedro, comunidade Bom Jesus (AM – 010).

Para eleição de representantes no segmento dos usuários, podem votar eleitores da área de abrangência do serviço de saúde, com base na listagem oficial fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), ou usuários com cadastro de atendimento na unidade de saúde, apresentando documento de identidade com foto.

Para o segmento dos trabalhadores, são considerados todos os trabalhadores da saúde da área de abrangência da unidade de saúde, devidamente comprovado por meio de uma relação nominal, expedida oficialmente pela direção do Distrito de Saúde (Disa) correspondente.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.