Últimas

Evento na Defensoria Pública do Estado alerta para a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam) promoveram, nesta sexta-feira (23), palestras com especialistas para alertar para a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O evento, em alusão à campanha nacional Outubro Rosa, foi realizado no anexo da sede da DPE-AM, na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, com número reduzido de participantes presenciais e transmissão pelo canal da Defensoria no YouTube, como medida para minimizar os riscos de contágio do novo Coronavírus. 

As palestras foram ministradas pelo diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, e por uma das fundadoras da Federação Brasileira de Instituições de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e do Centro de Integração Amigos da Mama (Ciam), Joana de Fátima Masulo Ribeiro. 

Para o defensor público geral, Ricardo Paiva, o evento é uma oportunidade de construir reflexão sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero e de reafirmar que todas as demandas que chegarem à Defensoria, nesse sentido, terão o apoio necessário da instituição. 

Ricardo Paiva também ressaltou o papel importante dos núcleos especializados da DPE-AM. “Nessa gestão, queremos que nossos núcleos especializados sejam os grandes protagonistas, porque sabemos que eles são uma forma de garantir acesso aos direitos para as pessoas vulnerabilizadas, que estão em condições difíceis, e que podemos dar um pouco de melhoria na vida delas”, disse, em discurso na abertura do evento. 

A coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), defensora Pollyana Vieira, e o coordenador do Núcleo da Saúde e presidente da Adepam, defensor Arlindo Gonçalves, também participaram do evento. “Um evento como esse é muito importante para que nós, mulheres que aprendemos sempre a ser cuidadoras, entendamos que também precisamos nos cuidar e procurar ajuda”, afirmou Pollyana. “Este é um evento pensado para nossos membros, servidores e servidoras, mas que alcança também toda a sociedade. É muito importante ouvirmos as palavras de Joana e do doutor Gerson”, disse Arlindo. 

Em sua palestra, o médico Gerson Mourão destacou que a campanha Outubro Rosa é um momento de orientação sobre os cuidados com a saúde, mas também de denúncia das falhas do sistema público de saúde que prejudicam o acesso da população a exames e tratamentos. “O Outubro Rosa representa também um instante de denúncia, de manifestação, e de discussão de como podemos construir melhorias no sistema”, afirmou. 

O diretor-presidente da FCecon também falou sobre mitos e verdade da doença, fatores de risco, câncer de mama em homens, a importância do autoexame e dificuldades de acesso à mamografia na rede pública de saúde. “Que a gente lute para que as mulheres do SUS [Sistema Único de Saúde] tenham os mesmos direitos que o restante da população”, concluiu. 

A fundadora da Femama e do Ciam, Joana de Fátima fez um relato sobre a experiência dela como uma mulher que enfrentou o câncer de mama aos 40 anos e ressaltou a importância do acesso à informações sobre a doença. “Esse pedacinho de papel pode salvar vidas”, disse, se referindo aos panfletos das campanhas de orientação. 

Joana de Fátima também afirmou que é uma defensora do SUS, onde realizou todo o seu tratamento para vencer o câncer. “Sou defensora do SUS. Temos que unir forças para todos possam ter acesso aos tratamentos, ao atendimento na rede pública de saúde”, afirmou. 

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.