Últimas

Prefeitura realiza VIII Semana Municipal de Saúde Bucal com foco na formação científica e programação on-line

Em alusão ao Dia Mundial do Dentista, celebrado no próximo dia 25, a Prefeitura de Manaus irá promover nos dias 23, 26 e 27/10, a VIII Semana Municipal de Saúde Bucal em Manaus. Em virtude da pandemia do novo coronavírus o evento será realizado de maneira virtual.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A pandemia também orientou o tema neste ano, que será “O processo de trabalho da Odontologia em tempos de Covid-19”. A programação da Semana 2020 será focada na formação profissional e científica, com assuntos como a readequação dos processos de trabalho das equipes de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde (SUS), as novas medidas de biossegurança para prevenir o contágio pelo novo Coronavírus, o fortalecimento dos indicadores de saúde bucal e a prevenção do câncer bucal.

Para viabilizar as atividades por via remota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) firmou uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que disponibilizou o espaço Telessaúde para transmitir todos os cursos e debates do evento.

A programação científica conta com professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), UEA e da própria Semsa, além da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina (PI). Os profissionais participarão virtualmente de suas próprias unidades de saúde, por meio da plataforma Google Meet e do YouTube.

No dia 23, as atividades acontecem pela parte da tarde, entre as 14h e as 17h. No dia 26, há programação pela manhã, de 9h às 11h, e à tarde, novamente de 14 às 17h. No dia 27, novamente, ela acontece de 14h às 17h.

Atendimento

O atendimento odontológico à população de Manaus continua nas unidades de saúde, mas obedecendo às adequações da pandemia do novo coronavírus.

Dentre essas novas adaptações, está o uso de máscaras N-95 e protetor facial, além dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) já utilizados normalmente (máscara cirúrgica, gorro, avental, luvas e óculos de proteção) em todos os procedimentos realizados pelas equipes municipais de saúde bucal.

Estão sendo realizados atendimentos odontológicos de urgência e emergência nas 66 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de maior porte da Semsa e nas policlínicas, em todas as cinco zonas de Manaus (Norte, Sul, Leste, Oeste e rural).

Nos Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos) estão sendo atendidos os usuários que necessitam de atendimento especializado de urgência, encaminhados pelas UBSs, nas seguintes especialidades: endodontia, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, estomatologia, periodontia, pacientes com deficiência e odontopediatria, além dos usuários que já estavam em tratamento, incluindo a especialidade de ortodontia preventiva. Algumas próteses totais estão sendo entregues aos usuários que já haviam iniciado o tratamento.

O atendimento de urgência odontológica é feito de acordo com a necessidade do usuário, por meio da demanda espontânea, respeitando os critérios de segurança exigidos para o atendimento. A média de atendimento por mês é de 1.200 urgências.

A Semsa disponibiliza ainda kits de escovação com escova, creme dental e fio dental, que são distribuídos em atividades educativas realizadas tanto nos momentos de espera para atendimento dos usuários em unidades de saúde quanto em ações sociais junto às comunidades, sempre evitando possíveis aglomerações. Esses kits também estão à disposição da população nas unidades de saúde próximas à sua residência.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.