Últimas

Terceira pesquisa eleitoral sobre a capital amazonense é lançada

Foi divulgado a terceira pesquisa eleitoral registrada da Perspectiva Mercado e Opinião. Em todas as zonas da cidade, foram realizadas 1 mil entrevistas e é uma pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em pontos de fluxo. São estimados 1.177.242 eleitores, considerando assim que 1% dos votos de cada candidato são 11.772.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Para a pergunta “Você diria que sente muito, um pouco ou não sente orgulho de morar em Manaus?”, 65,0% responderam que sentem muito orgulho. Para a questão de, caso houvesse a chance, se a pessoa sairia de Manaus para morar em outra cidade, 52,7% foram a favor. Quanto a interrogação de que “Considerando os últimos 12 meses, você diria que a sua qualidade de vida…?”, a maioria (49,3%) considera estável.

Em relação aos votos dos candidatos para a Prefeitura de Manaus, ocorreu a pergunta “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito?” na pesquisa eleitoral. Entre as opções, 55,3% estavam indecisos, 13,6% votariam em Amazonino Mendes, 9,1% queriam o voto nulo ou branco e 8,5% eram a favor de David Almeida. Para “Agora, destes candidatos, se a eleição fosse hoje, em qual destes nomes você votaria para prefeito?”. Entre as opções, Amazonino Mendes dispara na frente com 31,6%, 17,2% votariam em David Almeida, 12,7% queriam o voto nulo ou branco e José Ricardo fica com 9,1% dos entrevistados.

Na questão de evolução das estatísticas, alguns candidatos demonstram progresso e outros mostram queda em porcentagem. Em consideração à segunda pesquisa, nomes como Amazonino Mendes, David Almeida, Capitão Alberto Neto e José Ricardo decresceram em porcentagem na terceira pesquisa, mas permanecem com números superiores aos números da primeira pesquisa. Já nomes como Chico Preto, Ricardo Nicolau, Coronel Menezes e Alfredo Nascimento possuem aumento constante nas três pesquisas eleitorais deste ano.

Há a possibilidade de mudança de voto como um dos tópicos da pesquisa. 20,9% dos votos de Amazonino Mendes são considerados como consolidados, assim como os 11,2% de David Almeida e 5,8% de José Ricardo. Já entre os votos de Amazonino pode acontecer 10,7% mudarem, assim como 6,0% de David Almeida e 3,3% de José Ricardo. Quanto a pergunta de rejeição a algum candidato, 25,1% pertence a Amazonino Mendes e 22,7% a Alfredo Nascimento. O menor índice de rejeição pertence a Romero Reis, com 1,0%.

Fonte: Amazonia Press

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.