Últimas

Fórumda Virada Sustentável Manaus começa nesta segunda com participação de especialistas nacionais

Com a proposta de debater temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Fórum da Virada Sustentável Manaus 2020 tem início nesta segunda-feira (30), reunindo especialistas de diversas partes do Brasil.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A programação, correalizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), ocorrerá virtualmente até o dia 4 de dezembro, através do canal Virada Sustentável no YouTube.

O fórum faz parte da Virada Sustentável Manaus, festival de mobilização para a sustentabilidade que está em sua sexta edição na capital amazonense, dessa vez em formato online e com ações sem público. 

Ao todo, seis painéis integram o evento, que promoverá diálogos sobre Amazônia, diversidade, cidades sustentáveis, mobilização social em tempos de pandemia, construção de políticas públicas socioambientais e a relação dos jovens com o futuro.

Será transmitido um painel por dia, a partir das 10h (Manaus), com exceção do dia 3 de dezembro, que terá dois debates: o primeiro às 10h e o segundo às 18h30. Ativistas, especialistas nas temáticas, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais integram a lista de painelistas.

Amazônia em pauta

Abrindo a programação, nesta segunda-feira (30), acontece o painel Futuro da Amazônia, que tem como proposta debater a importância da Amazônia para o mundo, destacando iniciativas que promovem a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que cuidam da floresta. 

O debate será moderado pelo superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, e terá participação do líder indígena, escritor e antropólogo, Jaime Diakara, da pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Rita Mesquita, e da quilombola e militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro (Cedenpa) da Rede Fulanas, Maria Luiza. 

Sobre a Virada

A Virada Sustentável é um movimento que tem a proposta de promover uma “virada” de consciência e estimular o engajamento da sociedade para a melhoria da cidade. Começou em 2011, em São Paulo, e se estendeu para outros lugares, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, entre outros.

Manaus é a única cidade da Região Norte onde o festival é promovido. Em cinco edições, a iniciativa já alcançou 65,9 mil pessoas, mobilizou mais de 1,8 mil voluntários e realizou mais de mil atividades em aproximadamente 100 pontos da cidade.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, reforçando a importância do cuidado mútuo e o senso de coletividade, a programação da sexta edição foi adaptada ao cenário atual, para garantir a segurança das milhares de pessoas que participam anualmente da mobilização.

Confira a programação do Fórum:
30/11 | 10h (Manaus) | Painel Futuro da Amazônia
01/12 | 10h (Manaus) | Painel Diversidade
02/12 | 10h (Manaus) | Painel Periferia e Mobilizações em tempos de pandemia
03/12 | 10h (Manaus) | Painel Cidades dos Sonhos
03/12 | 18h30 (Manaus) | Painel de Políticas: Cidades e Florestas
04/12 | 10h (Manaus) | Painel Jovens e a Utopia sobre o Futuro

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.