Últimas

Prefeito Arthur Neto vê avanço de obras do T1, ‘Requalifica’, estação de transferência e skate park neste domingo

A vistoria em obras de mobilidade urbana, de melhorias para o trânsito e também de lazer e incentivo ao esporte integraram a agenda do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, neste domingo, 13/12.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Entre elas estão a reconstrução do Terminal de Integração 1, na avenida Constantino Nery, o recapeamento de uma importante via da área central da cidade, uma estação de transferência de passageiros, além do Ulysses Boca Skate Park.

“Estamos fazendo grandes obras e tenho visto, diariamente, cada uma delas avançar muito bem. São estruturas importantes para a mobilidade urbana, para o embelezamento, modernização e contemporaneização da cidade de Manaus, que é uma metrópole, a capital da Amazônia, e merece ser tratada como tal”, afirmou o prefeito de Manaus, que segue conferindo obras pela cidade com prazo de entrega para os próximos dias.

A primeira parada de sua agenda no fim da manhã deste domingo foi a reconstrução do Terminal de Integração 1 (T1), na Constantino Nery. Arthur Neto destacou os desafios de reconstruir a estrutura do antigo terminal. “Nós enfrentamos o grande desafio de reconstruir o T1, tão necessário, e agora já estamos com a plataforma Norte quase pronta e a plataforma Sul quase toda concretada. Essa é uma corrida contra o tempo, que só é possível graças aos heróis que aqui trabalham”, comentou o prefeito, que mais uma vez fez questão de parabenizar os trabalhadores da construção civil, que estão, incansavelmente, no canteiro de obras que Manaus se transformou.

O Terminal 1 será composto por duas plataformas, Norte e Sul, com mais de 250 metros de extensão. As novas plataformas de embarque e desembarque substituem as anteriores, seguindo o padrão das estações de transferências e do Terminal de Integração 6 (T6), em construção no bairro Lago Azul, na zona Norte.

Ainda na região central da capital, na rua Quintino Bocaiúva, que interliga o bairro Educandos, zona Sul, ao Centro, o prefeito também acompanhou os trabalhos do Programa de Requalificação Viária e Urbana, em sua sétima etapa, o “Requalifica 7”, e destacou que “Manaus recebe um banho de asfalto, nunca antes visto na cidade”. Os trabalhos do Requalifica 7 na referida área iniciam na ponte Antônio Plácido de Souza - popularmente conhecida como ponte do Educandos - e seguem até o edifício “Garajão”, melhorando a trafegabilidade na área central.

“O Centro precisa ser revitalizado como um todo, faz parte da história de Manaus. Revitalizei os monumentos históricos, quase todos, está lá o antigo hotel Cassina de pé, agora como Casarão da Inovação, e servindo para tecnologia e incentivo ao empreendedorismo. Nós nunca esquecemos o Centro, estamos fazendo um trabalho consistente”, destacou, além de chamar a atenção para o fato de que as obras acontecem ao longo deste domingo devido ao pouco fluxo de veículos circulando.

Estação de Transferência

Já no início da tarde, o prefeito Arthur Neto conferiu as obras da estação de transferência de passageiros Arena, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, em frente à Arena da Amazônia. “Essa é a terceira estação que iremos entregar e está praticamente pronta, faltam apenas os arremates finais, como limpeza, acabamentos e os testes para que os motoristas dos ônibus se acostumem com a novidade. Essa é uma importante obra para a mobilidade urbana e um trabalho muito bem feito”, destacou o prefeito de Manaus.

As estações de transferência de passageiros em construção seguem o mesmo padrão da estação São Jorge e do Parque das Nações, já entregues e que funcionam com duas plataformas interligadas por elevadores e passarelas. Na prática, funcionam como um terminal, proporcionando ao passageiro fazer conexão com diversas linhas de ônibus da cidade, pagando apenas uma tarifa por sentido.

Skate park

Com mais de 80% de serviços executados, as obras do Ulysses Boca Skate Park, que está sendo construído pela Prefeitura de Manaus no parque municipal Ponte dos Bilhares, na zona Centro-Sul, também foram vistoriadas pelo prefeito Arthur Neto neste domingo. O nome do skate park é uma homenagem ao jornalista e skatista Ulysses Paulo de Athayde Marcondes.

“As pistas estão sendo construídas e já nesta segunda-feira entram na fase de concretagem. Essa obra tem um lado sentimental por ser uma homenagem ao nosso querido amigo Ulysses Boca, que se foi de uma maneira repentina. A empresa que assumiu essa obra, a Rio Ramp, entendeu a complexidade do trabalho e está empenhada nessa obra e nessa justa homenagem”, destacou Arthur Neto.

O projeto da pista do skate park contempla as duas categorias de skate mais praticadas no mundo: a street (skate de rua) e a park (mistura de bowl e banks, pistas em forma de conchas), a primeira da categoria na região Norte do país. A execução teve a assessoria de Ulysses Marcondes, conhecido como Boca, que morreu na última segunda-feira, 7, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

A vistoria realizada pelo prefeito também foi acompanhada pelo skatista Adônis Lopes, o “Adônis Perfeito”, que passou a dar a assessoria na execução das obras. No local os serviços são executados em regime integral, em três turnos, incluindo os fins de semana.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.