Últimas

Prefeitura realiza formatura dos alunos do projeto de Agente Mirim Ambiental para 52 alunos

A Prefeitura de Manaus realizou na noite desta quarta-feira, 2/12, a formatura de 52 estudantes que participaram da primeira edição do projeto “Protetores do amanhã”, com o curso de Agente Mirim Ambiental (AMA).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A cerimônia homenageou a escritora Ana Peixoto, que dedicou suas obras a enaltecer a beleza amazônica, e foi realizada por meio do aplicativo Zoom e pelo canal das ocas no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=9cu4J4b5Wjs).

O evento contou com a presença da subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo, e de diversas autoridades, como a juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim, e o presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira Sato.

Euzeni Araújo ressaltou a importância do projeto não só para a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, mas para a cidade, por formar jovens cidadãos conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente. “Esse curso contribui com a formação da cidadania para que esses jovens sejam atuantes na sociedade, principalmente no quesito ambiental. Mas é importante que todos atuem, porque não basta o saber, temos que agir”, reforçou a subsecretária.

Paraninfo da turma, o juiz Adalberto Carim explicou para os formandos que eles devem ser atuantes porque o mundo precisa dessa conscientização. “Na minha infância não existiam esses termos que existem hoje, como aquecimento global, por exemplo. Eles podem reverter essa situação do mundo com essa formação que receberam. Se cuidarmos do planeta, diversas intempéries não vão nos afetar”.

Todas as turmas da formatura tiveram seus oradores. Pela Oca Norte, Daphne Heloísa dos Santos, que frequenta a Oca há quatro anos, descreveu o trabalho como uma fonte de orgulho. “Devido a pandemia tivemos que nos afastar fisicamente, mas tivemos apoio dos professores que não desistiram da gente e nos incentivaram o tempo todo. É com muito orgulho que estamos aqui nessa formatura hoje”, concluiu.

Objetivo

O curso AMA iniciou presencialmente nas unidades das Ocas Leste, Norte e Puraquequara, atendendo, cada uma, 50 alunos de 7 a 14 anos (25 por turno). O lançamento se deu no dia 12/2 deste ano, com a aula inaugural ocorrida no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A última aula presencial foi no dia 16/3.

O projeto tem como principal objetivo, contribuir para a formação de cidadãos atuantes na sociedade, com ênfase na proteção do meio ambiente, despertando no educando o sentimento de pertencimento e o respeito a todas as formas de vida. Sua estrutura curricular adota os seguintes temas: unidade 1 - Educação ambiental e cidadania; unidade 2 – Recursos Naturais: Água e energia; unidade 3 – Fauna Silvestre; e unidade 4 - Consumo Consciente.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.