Últimas

Videoaula ensina como produzir biofertilizante caseiro

Uma nova videoaula, dentro do projeto “Minicursos On-Line”, da Prefeitura de Manaus, será disponibilizada a partir deste final de semana, nas três plataformas digitais (Facebook, Instagram e YouTube) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e no YouTube da prefeitura.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O projeto tem como finalidade facilitar o acesso ao conteúdo de oficinas e minicursos de educação ambiental, oferecidos antes presencialmente pela Semmas e suspensos devido à pandemia. A 12ª videoaula da série ensinará a produzir biofertilizante caseiro, à base de resíduos orgânicos, em três receitas diferentes. As videoaulas são disponibilizadas quinzenalmente.

Desta vez, a engenheira florestal Conceição Vargas, do Departamento de Arborização e Sustentabilidade, da Semmas, ensina o passo a passo da reutilização de materiais como borra de café, casca de ovo e casca de banana, diluídos em água após processo de fermentação. “A casca de ovo é cálcio natural e misturada aos outros ingredientes forma o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) natural, útil tanto para o crescimento quanto a reprodução das plantas”, explica Vargas.

Em videoaulas anteriores, a instrutora ensina como produzir mudas, preparar substratos, hortas caseiras e receitas com Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Pancs). O projeto Minicursos On-Line foi lançado em junho deste ano, durante o período de pico da pandemia de Covid-19 em Manaus, como uma alternativa às atividades presenciais. As produções abordam os temas mais variados, tais como jardinagem, compostagem, reaproveitamento de resíduos, combate ao caramujo africano e plantio de frutíferas em vasos. Todas disponíveis nas redes sociais da Semmas.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.